domingo, 30 de outubro de 2011

Montando o quebra-cabeça...


A presença da governadora em Grossos na última sexta-feira(28/10) foi, depois das convenções partidárias, o principal evento político do ano na cidade. Infelizmente, não pude comparecer ao Centro Juvenil naquela manhã, o que me faz refém dos relatos feitos pelos blogs locais.

Tal situação exige certa cautela para escrever sobre o assunto, visto que as fontes podem moldar ou omitir as informações conforme suas preferências políticas.

E isto, diga-se de passagem, é absolutamente válido, pois a parcialidade é inerente à condição humana, não havendo, portanto, nenhum problema em construir a sua pŕopria versão dos fatos.

Como já era esperado, os diários virtuais seguiram à risca essa premissa e descreveram o mesmo acontecimento com enfoques diversos.

Um exemplo está na forma como foi abordada a responsabilidade pela falta d'água nas cumunidades rurais. Enquanto um isentava Rosalba de culpa e destacava a não aplicação pela Prefeitura de verbas federais para resolver essa questão, o outro minimizava a crítica feita ao prefeito, reforçando o argumento das licitações problemáticas.

Apesar de gerar muita confusão, essas disparidades na cobertura do evento são bem-vindas. Sem elas, seria difícil chegar a uma compreensão mais apurada dos fatos, porque com um único ponto de vista não se consegue montar o quebra-cabeça da realidade. 


2 comentários:

Professor Ronaldo Josino disse...

Nesse caso quem faltou ou acrescentou informação? Eu por ter colocado as licitações que foram comentadas,ou outros que não citaram?

Lênin Tierra disse...

Ronaldo, não tenho dúvidas de que sua cobertura foi a mais completa, reunindo muitos detalhes sobre a visita da governadora. Sendo assim, na sua postagem mais informações foram acrescidas, o que é positivo.

Ocorre, porém, que o meu comentário trata do juízo de valor lançado ainda que de forma sutil sobre os argumentos das partes. No tocante ao problema das licitações, o seu relato atenuou a crítica feita contra o prefeito. Ora, vc disse que Rosalba teve "bom senso" em não rebater a versão do prefeito porque se assim o fizesse ficaria entre a "cruz e a espada".Resumindo:foi dado crédito à resposta de Veronilde, mesmo sabendo que essa desculpa também é usada para outras obras que não saíram do papel.Coincidência, não?

Mas revelar a opinião mesmo nas entrelinhas não desmerece em nada o seu trabalho.Muito pelo contrário.

Ainda sobre o mesmo assunto, li no blog Grossos online que a Rosa também teria dito que não entendia o porquê da Prefeitura não ter convocado a 2ª colocada no processo licitatório ou ter feito uma nova seleção.Não me recordo desse registro na sua postagem.Logo, a supressão desse detalhe foi conveniente para não desconstruir a tese defendida pelo Matematica de aula.

Já com relação ao ponto de vista do outro blog, ficou claro a tentativa de isentar a governadora de qualquer culpa, quando isso não procede. Que tipo de governante é ela que não está atenta ao que acontece nos municípios? Ela alegou a troca de secretários para justificar o desconhecimento do problema da falta d'água.No entanto,os auxiliares foram substituídos 4 ou 5 dias antes da visita a Grossos enquanto a população da zona rural padecia sem água há 30 dias ou mais.E só pude confrontar essas informações graças à sua descrição dos acontecimentos. É por isso que o nome desta postagem é "Montando o quebra-cabeça", pois precisei juntar as partes das duas versões para entender melhor o que se passou.

E só lembrando:também faço escolhas o tempo todo, seleciona o assunto que quero comentar e sempre revelo o meu ponto de vista.A gente age assim até quando não fala sobre determinado assunto, pois até isso também é uma escolha.É óbvio, mas neste caso diria que o fato de sermos humanos explica muita coisa.