sábado, 1 de outubro de 2011

A Comédia da Vida Política de Grossos


Uma das características da população mais carente de Grossos é a capacidade de transformar os problemas do dia a dia em mote para histórias engraçadas. Desamparada pelo poder público, ela ri das próprias dificuldades até como uma forma de atenuar o sofrimento causado pelas mazelas sociais das quais é vítima. Mas em matéria de humor, temos que admitir uma coisa: o povo nem de longe supera os seus representantes na política. Estes sim atuam como verdadeiros artistas, pois parecem ter o dom de provocar risos, conseguindo ser patéticos até mesmo quando não querem. Em nada deixam a desejar em relação a um bom palhaço, com a ressalva de que este profissional inspira muito mais respeito porque não trabalha com o fim de enganar as pessoas, mas para divertí-las apenas.


Nesse período de definição das pré-candidaturas a prefeito na cidade, as convenções dos partidos propiciaram às lideranças locais o melhor momento para ensaiarem a Grande Comédia que estreia no próximo ano. E justiça seja feita, elas se sairam muito bem nesse primeiro teste. Com uma desenvoltura de causar inveja a qualquer palhaço experiente, os “artistas” da terra surpreenderam. A encenação foi tão bem conduzida que não se pode falar em amadorismo.


É bem verdade que as piadas que foram contadas não são nem um pouco originais. Mas isso não tira o brilho da pré-estreia do espétaculo, que cumpriu com o seu papel falando apenas de bobagens e deixando de lado todos os assuntos relevantes para a cidade. Saúde, educação, emprego, moradia, nenhum desses temas foi abordado ou, pelo menos não como deveria, porque os anfitriões da festa não queriam falar de coisa séria. Queriam simular tão somente um grande circo, entreter o povo e mantê-lo rindo da sua pŕopria desgraça enquanto viabilizam seus projetos pessoais de poder.

5 comentários:

dinnara disse...

A crônica refle perfeitamente o ambiente politico d Grossos... Uma verdadeira Palhaçada!
Como postei outro dia... "Os atores estam regressando após um período de quatro anos afastados eles estam voltando para compor o picadeiro e começar mais um Show de Ilusionismo".
Mas isso não me surpreende, mais sim é que a Platéia ainda consegue cair no conto do vigário e acaba acreditando as Ilusões ...
Definitivamente Grossos não tem OPÇÃO... Por isso me Abstenho!

Professor Ronaldo Josino disse...

Parabéns meu caro Lenin, você - Como sempre - feliz nas suas colocações e, nesse caso, imparcialidade. Ah, e nem tenha a petulância de me proibir, essa matéria vou copiar. Estou querendo seguir uma linha de imparcialidade, sei que é difício, mas vou tentar. Como já deves ter lido, não quero vestir camisa nem muito menos peruca. Assim qualquer matéria que faças nesse sentido vou copiar, pois vejo nos seus comentários um profundo conhecimento. Valeu.

Lênin Tierra disse...

Clarismina Furtado disse...
"Muito bom. Até agora acertando no que fala. Mas, lembra do errinho de português? Pois é. Me corrija se eu estiver errada, mas na 4ª linha da segunda parte 'sairam' está sem acento:
Acentuam-se, via de regra, o 'i' e o 'u' tônicos, em hiato: saúde, saída, faísca, baú, saíram. rs...
N falei q te pegava? rsrsrs...Outra: queria dizer q eu realmente gostei do q escreveu, mas no dia q eu discordar, como leitora e como cidadã, assim como o acento, eu também vou lhe dizer. Gosto de vc pq é imparcial e acho q essa é uma das razões do respeito q as pessoas têm pelo Opinião reversa, pq ele n é Senso comum, como bem falou. Acho q n vai se chatear, n é? Afinal, o blogueiro n pode apenas receber elogios do q escreve,até por que um dos motivos das publicações é provocar uma certa polêmica e, na pior das hipóteses, aguentar alguns trolls e outros bichos."

Lênin Tierra disse...

Lamento em informar, mas NÃO sou imparcial.Tratarei do assunto em uma postagem pŕopria, mas já adianto que TUDO(absolutamente tudo) o que publico no blog tem uma DOSE EXAGERADA de minha parcialidade. E acredito que tem que ser assim mesmo, deixar claro nossas posições sobre governos, políticos, etc.
Qto aos tropeços no português, obrigado pela correções e espero que continuem sempre vigilantes.Devem existir outros erros mais sutis na pontuação e na concordância que precisam ser corrigidos. Conto com a ajuda de vcs para aperfeiçoar a minha escrita. E em relação às críticas, POR FAVOR, discordem à vontade! Só assim a gente quebra o monólogo e torna este espaço muito mais interessante.A intenção é mesmo lançar provocações a partir do que penso. Se eu conseguir fazê-los se manisfestar de alguma forma, seja concordando c a minha opinião ou reprovando-a duramente, estarei satisfeito e o blog cumprirá o seu papel.

Anônimo disse...

É característica não só do povo da nossa cidade, mas como também do Brasil inteiro, a felicidade. Existe melhor forma de se lutar contra a negligência da gestão atual do que ir pra rua e bradar aos quatro ventos que se quer mudança? É errado se vestir uma camisa e uma PERUCA (rsrs) para defender seu ponto de vista? Isso é a festa da democracia! Pode-se expressar a opinião em relação a um assunto, mas não se pode deixar de admitir a beleza de um ARRASTÃO! É mais bonito ainda quando o arrastão parte do financiamento do próprio povo. Como pode um povo que coopera do próprio bolso para realizar uma festa ser enganado? É a vontade do povão! No mais, já ouvi várias vezes o seguinte comentário nas calçadas de Grossos: Vai começar o verdadeiro carnaval de Grossos, OS COMÍCIOS! Eita nós, é bom de mais! ahuah