quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fim da linha para a oposição 'verde'?

Boa pergunta.

Sete dias. Esse foi o tempo suficiente para transformar a euforia da oposição peemedebista novamente em apreensão. A causa dessa rápida conversão de emoções está na lista divulgada ontem pelo TCU onde consta o nome do ex-prefeito João Dehon (PMDB). A relação do tribunal esfriou os ânimos da ala verde oposicionista, que agora deve repensar sua estratégia para essas eleições. Vale dizer que outras variáveis ainda serão analisadas pela justiça eleitoral antes do enquadramento definitivo dos políticos na Lei da Ficha Limpa. Contudo, a simples presença no selecionado da Corte de Contas já é um bom motivo para elaborar (se é que não está pronto) um plano B de ação a ser posto em prática o mais breve possível.

Pedra no sapato.

Caso o TRE confirme a inelegibilidade de João, ainda assim ele continuará sendo a pedra no sapato dos seus adversários. É que a campanha de Grossos tende a ser polarizada e nesse caso o candidato apoiado pelo ex-prefeito deve figurar num dos pólos da disputa, seja ele qual for. O cenário o ajuda a manter uma alta taxa de transferência de votos. Com Enilson e Caxica(ops!), Alexandre, como outras opções, o eleitorado mais fiel do peemedebista está disposto a votar até num "poste" para dificultar a vida dos rivais.

Nome de confiança.

Não participando diretamente da disputa, é improvável que João Dehon doe seu capital eleitoral a alguém que não seja da sua estreita confiança. Por essa razão, Emílio e principalmente Enilson, que ele não aceitaria nem na condição de vice (veja AQUI), não estão entre os mais cotados para receber o seu apoio. Dessa forma, o filho de Zé Maurício deve ir até o fim arriscando tudo nessa eleição que é a mais importante da sua carreira política. 

Esquisito.

Muito estranho a maneira como os adversários dos 'bacurais' comemoraram a notícia de ontem. Fizeram pouco barulho (não houve nem foguetório!), o que é incomum na cidade tratando-se de um fato político tão relevante. Talvez o comedimento deles tenha relação com a conquista das 'ovelhas desgarradas' do PMDB ou com a cautela que o momento exige até uma decisão final do TRE. 

Nenhum comentário: