segunda-feira, 23 de maio de 2011

A mosca sem asas

A repercussão do depoimento da professora Amanda Gurgel mostra que seu sentimento em relação aos caos da educação no RN(e porque não no país) é compartilhado por muitos brasileiros. Contudo, se não fosse o seu desabafo e a ampla aceitação dele, poderia se imaginar situação contrária. Felizmente, as palavras da docente ecoaram de modo a provar que ela não está só na luta por uma educação de qualidade.

Isto nos leva a uma pergunta intrigante: por que todas essas pessoas que concordam com a professora nunca se mobilizaram para mudar algo nessa triste realidade nacional? A resposta está na passividade do brasileiro em admitir a falta de respeito para com os seus direitos de cidadão. De certa forma, o discurso de Amanda também representou uma contestação a esse conformismo.

Ao dizer que o problema do ensino no Brasil não é uma fatalidade, a mestre sugere que ele tem solução. Porém, só se resolverá este gargalo quando a indignação das pessoas deixar de ser, conforme lembra uma música do Skank, uma mosca sem asas. Como um inseto que não voa, ela jamais sairá das nossas casas, nem resultará mudança alguma neste cenário que de tanto se reclama.

Um comentário:

Cleiton disse...

Obrigado Amigo por saber que você gostou da minha iniciativa. Crie o grossosonline.blogspot.com com a perspectiva de faz do nosso povo, um povo mais esclarecido, ciente dos reias problemas da nossa comunidade, e sendo, é claro, um pouco mais enérgico em se tratando do governo municipal. É claro que nesse sentido, procurarei colocar um pouco do meu ponto de vista, sem tomar partido...rsrsr. Sim, como você escreve super bem, suas postagens são ótimas, não fique com raiva se eu aproveitar alguns de suas brilhantes postagéns e colocá-las tambem no nosso blog, blz!