segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Um fantasma ronda a Prefeitura


Alguns cantaram o fim de sua carreira política e decretaram até mesmo sua aposentadoria depois do último pleito eleitoral. Mas nada disso aconteceu. Vencendo todos os prognósticos desfavoráveis, João Dehon volta a sacudir a política grossense pelo peso de sua liderança. No sábado passado (03/09), ele deu mais uma demonstração de força política na cidade. A seu convite, centenas de pessoas lotaram as dependências de sua casa para tratar dos preparativos da convenção do partido ao qual se filiará no final do mês.

A reunião na residência do ex-prefeito tornou-se o assunto mais comentado da cidade. Com tamanha repercussão, está claro que ele é o fantasma que ronda a Prefeitura e tira o sono dos inquilinos do Palácio José Marcelino. Por essa razão, não é difícil prever que o Judiciário será acionado (se é que isso já não ocorreu) para impedí-lo de disputar a pŕoxima eleição. Esta parece ser a solução mais viável para os seus adversários que, durante quase uma década, mostraram-se incapazes de eliminar o espectro do seu principal oponente.

“São João Dehon”

De santo ele não tem nada, mas em boa parte de seus eleitores mais fiéis João Dehon desperta uma espécie de devoção. Tal sentimento ganhou força principalmente depois que ele perdeu as últimas duas eleições municipais. Sem o ônus de ser governo, João não teve problemas em administrar sua base de apoio, que tornou-se cada vez mais unida pela solidariedade tão comum a esses “momentos difíceis”. E ele soube usar a frustração nas urnas a seu favor. Trabalhou a ideia de vítima ou de perseguido político junto aos correligionários, mantendo-os assim compadecidos do líder que sofria porque estava longe do poder. Dessa forma, a liderança do ex-prefeito resistiu incólume ao infortúnio das derrotas eleitorais, credenciando-o novamente a disputar uma eleição como franco favorito.

Nenhum comentário: