sábado, 24 de setembro de 2011

O filho mais velho da negligência


Ele ainda é uma criança. Tem apenas 4 anos, mas já provoca muito incômodo na cidade. Filho mais velho de uma prole repugnante gerada no ventre da negligência, ele foi concebido durante o governo do PSB grossense de quem até hoje recebe proteção. Ao ser batizado ganhou um nome bastante esquisito, que contém números em vez de letras. Chama-se 583084, uma referência ao convênio celebrado pela Prefeitura de Grossos para a construção do matadouro público municipal.

O parto dessa jovem criatura ocorreu em 03/09/2007 e custou R$ 146.250 aos cofres públicos. Um verdadeiro luxo para alguém oriundo de uma cidade com precários serviços de saúde. Nascido, pois, em berço de ouro, o “bebê” não teve dificuldades nestes primeiros anos de existência. Se desenvolveu muito bem, sempre aos cuidados do descaso da administração pública, um dos seus padrinhos prediletos.


Embora esbanje vitalidade, o pequeno rebento não é motivo de orgulho para nenhum dos seus conterrâneos. É que todo o zelo dispensado na sua criação gera inevitavelmente mais sofrimento à população carente do município. E isto se deve a uma razão muito simples: ele se alimenta de dinheiro público que deveria suprir as necessidades do povo.

Essa regalia, no entanto, não é o principal fator que garante sua sobrevivência. O que o mantêm, na verdade, é a nossa tolerância. Dessa forma, enquanto permanecermos de braços cruzados, estamos aumentando sua expectativa de vida e assegurando-lhe a longevidade necessária para impor mais prejuízos a esta terra órfã de políticos comprometidos com o seu desenvolvimento.

3 comentários:

......... disse...

Brilhante matéria! Só quero lembrar que nasceram mais crianças durante esses 4 anos. maverdade 8 anos. É só procurar...rsrsr
Gostaria de reproduzir sua matéria.

Lênin Tierra disse...

Sem problema, companheiro. Sempre que achar oportuno, pode reproduzir.E quanto à sua observação,devo dizer que ela é pertinente. Escolhi apenas um desses "filhotes" por falta de tempo para comentar sobre os demais. Afinal, a família é numerosa e renderia outras tantas postagens sobre o assunto.

Professor Ronaldo Josino disse...

Muito interessante a coordialidade dos colegas!