domingo, 4 de setembro de 2011

Pequena crônica da ressaca

Por Bruno Sérvulo.*

Se ontem me exprimi acerca dela daquela maneira, foi só porque eu
estava vergonhosamente embriagado e até... Até tinha pedido juízo: sim,
estava meio tonto, completamente louco... E hoje me sinto envergonhado.
E que desculpa era essa de estar embriagado? Uma desculpa estúpida que
me humilhava ainda mais! No cachorro engarrafado está a verdade e, de
fato, a verdade completa saíra à luz, isto é, aflorara à superfície toda a
maldade de meu coração, grosseiramente sincero.


Independentemente do que tenha acontecido o meu desejo não
mudou. Eu tenho muito desejo, um demasiado desejo de saber... Assim de
modo geral... como é que ela, agora encara as coisas; quero dizer, não sei
se me faço entender, não sei com devo me exprimir... Ou melhor dizendo:
o que é que agora lhe agrada e o que é que lhe aborrece? Sempre estás tão
calorosamente social! Quais são os seus desejos e, por assim dizer suas
ilusões de mulher? Quem é que tem influência pessoal sob ela? Numa
palavra eu queria...

E mesmo agora, passado todo o meu torpor acredito que ainda me
tome por louco. E, nesse sentido, efetivamente, todos nós, e com muita
freqüência, somos quase dementes, com a única diferença que os doentes
mentais são um pouco mais loucos do que nós, porque repare é preciso
discernir, distinguir. Mas é verdade que não existe o homem normal, de
maneira nenhuma; talvez entre mil, ou até vários mil apenas se encontre
um, e, ainda assim num exemplar bastante fraco! Isto; disse-me um amigo
numa madrugada.

*Bruno Sérvulo é estudante de Turismo e Direito.

Nenhum comentário: