sábado, 28 de julho de 2012

O opositor mais querido do governo

A oposição aceitável porque vantajosa.

Na quinta-feira(26/07), as coligações encabeçadas pelo PSB e DEM realizaram comícios relâmpagos na cidade. A primeira no bairro Boa Esperança e a outra no Coqueiros. Na movimentação dos socialistas, o discurso do advogado Mário Jácome (PC do B) chamou atenção principalmente pela maneira como se referiu ao candidato do DEM.

Mário disse que Enilson é uma boa opção para Grossos e que seu problema é a falta de experiência administrativa(como se Alexandre a tivesse) e a ausência de um equipe capacitada para governar o município.

Mas o elogio com ressalvas do causídico não foi respondido com muita cordialidade pelo democrata. Este varreu com duras críticas todas as áreas do governo, desconstruindo a imagem de boa gestão defendida pelo 'comunista' momentos antes em um outro ponto da cidade.

Enilson criticou a saúde municipal, que segundo ele, possui um hospital bonito, mas é deficiente quanto à oferta de medicamentos e à qualidade do atendimento às pessoas. Questionou também a construção do ginásio poliesportivo em frente ao cemitério, atribuindo isso ao fato de a Prefeitura não querer comprar 'um palmo de terra' na cidade.

Além disso, apontou uma falha na duplicação da Cel Solon na entrada de Grossos, onde o candidato observou um desnível acentuado (cerca de 30cm) entre o eixo da pista e o acostamento.

Falou ainda da morosidade governista em executar a obra do saneamento básico e do descompasso entre a verba liberada e o que já havia sido feito. Por fim, voltou a expor que era preciso embelezar a cidade, que estava com ruas escuras, esburacadas e com muita areia sobre o calçamento.

E apesar do pronunciamento tão combativo, mais até do que aquele adotado pela ala verde da oposição, o ex-vereador continua em alta no grupo situacionista. Ele é, por enquanto, o 'queridinho' dos inquilinos da prefeitura, mesmo contribuindo para acentuar o desgaste político do prefeito.

Isso se justifica pelo fato de a candidatura do DEM ser a principal arma do PSB para frear o crescimento de João Dehon (PMDB) na sede do município, onde os socialistas sempre estiveram em desvantagem nas últimas eleições.

Quero só ver o tratamento que o Palácio José Marcelino vai dispensar a Enilson quando ele não for mais útil às pretensões governistas. Essa mudança de postura só deve acontecer caso o registro de João seja indeferido. Nessa hipótese, o líder do Democratas tende a ser o principal alvo da situação, que certamente não o verá mais com os olhos de hoje.

A motivação do discurso.

O discurso incisivo do DEM contra a gestão 'Trabalhando pra você' é motivado por uma indefinição da disputa até aqui: a candidatura de João Dehon. Enilson sabe que precisa cativar os eleitores do peemedebista para comandar uma provável migração de votos entre as alas da oposição. E para tanto ele precisa, claro, assumir a figura de crítico ferrenho da administração municipal, o que tem feito com boa desenvoltura.

Nenhum comentário: