quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Laços desatados

O grupo liderado pelo prefeito de Grossos começou o ano aumentando sua lista de desafetos políticos. No início deste mês, ocorreram exonerações em cargos de confiança na equipe de governo. Abrangendo primeiro e segundo escalões, as mudanças obedeceram ao critério estritamente político, o que torna mais intrigante a causa das mesmas. Isso porque os ex-auxiliares eram aliados de longa data do atual comando da Prefeitura.

Como as pessoas que deixaram a Administração têm certa proximidade com Melânia Caenga, é possível que a razão para as dispensas tenha origem na desgastada relação desta última com o Executivo Municipal. Este tem isolado politicamente a vice-prefeita, que há muito não desfruta de influência nas decisões governistas.

A cisão entre eles ficou muito clara quando a comitiva de Rosalba Ciarline aportou na cidade nas eleições de 2010. Mesmo não disputando lugar no já abarrotado palanque de oposição, Melânia enviou mensagem aos presentes falando do seu apoio à postulação da candidata democrata.

Para cumprir a tarefa, contou com a ajuda de Edilson Damasceno, à época ainda ocupante de função comissionada no Município. Ele é colunista do jornal De Fato e mantém blog pessoal através do qual tem feito críticas incisivas à Gestão "Trabalhando pra você."(Ver detalhes AQUI e AQUI).

A julgar pela afinidade do jornalista com a vice-prefeita, o conteúdo de suas palavras também revela a insatisfação de outros tantos dissidentes da situação. Esse sentimento oposicionista é consequência do esfacelamento da base de apoio ao governo do PSB em Grossos. Com as recentes demissões, seu líder maior apenas deu continuidade a esse processo, desatando assim alguns dos últimos laços políticos que o prendiam à memória do ex-prefeito Dehon Caenga, principal responsável pela sua ascensão ao poder.

2 comentários:

Edilson Damasceno disse...

Caro blogueiro, primeiro parenizo pelo blog. Muito bem escrito. Agora, a alguns esclarecimentos: quando do apoio formal do PHS, feito pela linha pessoa e na qualidade de presidente do diretório municipal, à postulação da então senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado, o fiz meramente como dirigente partidário. Lembro-lhe, ou esclareço, que deixei de prestar assessoria ao prefeito de Grossos pouco depois das eleições de 2008, ano em que ele se reelegeu. Portanto, ninguém me usou ou usei alguém nesse episódio. E se teve algum usado, certamente foi o eleitor desta cidade, que soube responder à altura e fez valer sua cidadania ao não votar nos candidatos apoiados pelo caríssimo prefeito. Em nenhum momento a vice-prefeita me pediu para falar em nome dela, até porque Melânia é maior de idade e dona de suas ações. Assim como eu o sou. Portanto, o apoio do PHS à candidatura de Rosalba foi de minha inteira e total responsabilidade. Com relação às desavenças entre a vice-prefeita e o prefeito, é público e notório que ele não a escanteou faz tempo. Talvez com ressentimento por não ter conseguido o silêncio sepulcral em torno do nome do prefeito Dehon Caenga. Salientar ainda que o atual prefeito precisa compreender que chegou à função maior de Grossos em função de uma tragédia. Não fosse isso, jamais ele galgaria função/cargo de tão importância e representatividade política, os quais ele deixa entender não dar valor ou respeitar opiniões contrárias às suas.
No mais, agradeço a publicação destas palavras e renovo votos de estima e consideração. Continue fazendo valer a democracia!

Edilson Damasceno
Jornalista
www.edilsondamasceno.blogspot.com

ilde disse...

Edilson Damasceno foi muito féliz quando disse q:os quais ele deixa entender ñ dar valor ou respeita opiniões contrárias ás suas.