quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A erotização precoce por meio das músicas

Por Erasmo Firmino do Blog do Tio Colorau.

Houve época em que as crianças se vestiam como adultos em miniatura. Os meninos de terno e as meninas de vestido. A descoberta das crianças pelo capitalismo trouxe-lhes hábitos próprios e vestimentas coloridas, com formatos condizentes com sua condição de criança. O que vemos na televisão hoje são crianças imitando adultos, incentivadas pelos pais e por apresentadores que acham isto bonitinho.

Nos canais abertos já vimos Mamonas Assassinas, Lady Gaga, “Rebolation”, Superman e Mulher Maravilha e tantos outros. Um desfile de imitações de marmanjos metidos a cantor que escondem por trás do jeitinho engraçadinho dos imitadores uma relação bizarra dos adultos com a infância.

Será que os pais um dia pararam para pensar o que os filhos estão imitando? O que diz as letras destas pseudomúsicas? Nem estou entrando no mérito da pobreza melódica. Estou me reportando ao tema abordado. Tomemos o conteúdo de uma música chamada “Rebolation”: “Alô minha galera, preste atenção: Rebolation é a nova sensação! Menino e menina, não fiquem de fora, que vai começar o pancadão. O swing é bom. Gostoso demais. Mulheres na frente, os homens atrás”.

Sem me referir à rima pobre, o que chama a atenção é o duplo sentido. O verso narra uma dança de baile funk com um apelo sexual implícito. E os pais acham bonitinho quando seus filhos rebolam isto.[...] Leia o artigo completo AQUI.

Nenhum comentário: