segunda-feira, 20 de junho de 2011

O lado da Justiça

Em entrevista ao site Congresso em Foco, a professora Amanda Gurgel foi indagada sobre o fato das greves serem objeto de ações judiciais movidas pelos governos contra os movimentos paredistas. A docente, como de costume, foi brilhante na resposta. Argumentou que a Justiça é parcial, tendenciosa. Por isso, é tão acionada pelas autoridades a fim de eliminar paralisações do serviço público. Na maioria das vezes, ela está a serviço do pŕoprio Estado, legitimando o poder de uma minoria que há séculos conduz os destinos da nação.

Sendo assim, não há que se falar em decisões justas se elas previamente obedecem a uma lógica perversa de dominação. No Brasil, assim como em todo o mundo subdesenvolvido, a ordem jurídica se presta a zelar por um estado de coisas onde a injustiça tem amparo na lei. Essa legalidade, quando instrumentalizada pelos rebentos da burguesia, deturpa o conceito de justo para perpetuar privilégios e inibir avanços sociais.    

Leia também: Professora Amanda Gurgel diz que Justiça não é imparcial e está a favor da classe dominante.

Um comentário:

Prof. Patrício disse...

A professora Amanda Gurgel novamente diz uma verdade que a mídia tenta tampar com sua velha e conhecida forma de agir, induzindo os fatos ao esquecimento do povo. Lenin aproveito para divulgar meu blog: http://professorpatricio.blogspot.com. Até mais camarada!