terça-feira, 28 de junho de 2011

Música para acampamentos

Genildo Costa cantando para os estudantes do Acampamento #Primavera Sem Rosa
De que precisa um artista para fazer uma de suas melhores apresentações? Cachê elevado, platéia numerosa e uma super estrutura de palco e som, diriam alguns observadores da cena cultural. Mas pra surpresa dessa gente que só vê na arte um meio de obter lucro, ainda há pessoas que fazem dela um intrumento de protesto social. Foi com este último propósito que na noite da última sexta-feira(24/06), o cantor Genildo Costa se juntou aos estudantes que estão acampados na 12ª Dired em Mossoró.


Com um repertório que incluía canções suas e dos principais ícones da MPB, o poeta de Grossos emprestou sua musicalidade à causa defendida pelos jovens do C.O.M.E.M. (Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró). Em pouco tempo se percebeu que entre o músico e o público estudantil havia bem mais afinidade do que se imaginava. Com tanta empatia, logo os detalhes do lugar improvisado para o show perderam a importância. E num pequeno espaço da calçada do prédio, falando com um microfone apoiado num mastro de bandeira amarrado a cadeiras de plástico, Genildo fez ecoar novamente sua voz em nome dos movimentos sociais.

É bem verdade que vários anos se passaram desde a sua última experiência juvenil nesse tipo de manifestação. No entanto, o mesmo espírito aguerrido que permeava as lembranças de juventude do poeta estava mais forte do que nunca. E com ele também presente a certeza de que um futuro diferente se constroi somente a partir da mobilização e do engajamento de todos na luta por dias melhores.

Nenhum comentário: