domingo, 6 de fevereiro de 2011

Difícil de imaginar

Pela segunda vez nesta gestão, a Prefeitura de Grossos dividiu entre os docentes da rede municipal de ensino as sobras dos recursos do Fundeb. Em dezembro último, o acréscimo nos vencimentos dos professores chegou a R$1.500,00, o bastante para o governo tentar convencê-los de que tem compromisso com a categoria.

Mas o argumento não procede, visto que o Executivo só adotou o rateio há dois anos. E se antes disso houve algum ganho salarial para esses trabalhadores, certamente ele não foi proporcional ao volume de tudo que foi destinado ao município para esse fim. Sendo assim, os educadores acumularam perdas entre 2005 e 2008. Nesse período, os repasses federais relativos à educação básica foram sempre crescentes, atingindo o valor máximo de R$1.171.838,18 no ano das eleições municipais.

Pelo montante da verba, duas situações podem ter ocorrido: um reajuste no salário dos mestres capaz de triplicar sua remuneração ou a construção e reforma de várias escolas. Se nenhuma dessas hipóteses efetivamente aconteceu, fica difícil imaginar onde tanto dinheiro foi aplicado no quadriênio anterior a 2009.

Mais informações no Portal da Transparência ou em postagens anteriores deste blog que podem ser visualizadas AQUI e AQUI.

Nenhum comentário: