quinta-feira, 31 de março de 2011

A mídia e o golpe militar de 1964

Artigo de Altamiro Borges publicado no Blog do Miro.

"Amanhã, 1º de abril, marca os 47 anos do fatídico golpe civil-militar de 1964. Na época, o imperialismo estadunidense, os latifundiários e parte da burguesia nativa derrubaram o governo democraticamente eleito de João Goulart. Naquela época, a imprensa teve papel destacado nos preparativos do golpe. Na sequência, muitos jornalões continuaram apoiando a ditadura, as suas torturas e assassinatos. Outros engoliram o seu próprio veneno, sofrendo censura e perseguições.

Nesta triste data da história brasileira, vale à pena recordar os editoriais dos jornais burgueses – que clamaram pelo golpe, aplaudiram a instalação da ditadura militar e elogiaram a sua violência contra os democratas.(...)"LEIA MAIS AQUI.

Um comentário:

A Página Vermelha disse...

Pouca gente sabe, mas esses nacionalistas de araque não eram apenas torturadores, mas também estupradores!

Ao contrário da imagem que o Dep. Jair Bolsonaro tenta passar da ditadura militar, "cheio de honra e de respeito aos bons costumes", muitos torturadores eram também pervertidos sexuais e estupradores, conforme revelam muitos presos políticos que sofreram abusos sexuais. Um destes, professor da Faculdade de História da UERN, conta como era comum que os carrascos fascistas introduzissem objetos em seu ânus enquanto estava no pau de arara. Ainda assim, esses prisioneiros eram muito mais homens do que qualquer carrasco.