segunda-feira, 14 de março de 2011

Dez linhas

Por Manoel Erasmo

Eu sou poeta sem ser
Rimo sem saber rimar
Eu não sei metrificar
Mas eu gosto da poesia
Sei que é muita ousadia
Querer saber quem não sabe
Mas a culpa não me cabe
Porque nunca tive estudo
Escrevo com erros e tudo
Quando me chega a vontade.


Eu não frequentei escola
Como podia aprender?
E por isto sem saber
Faço de qualquer maneira
Um verso por brincadeira
Satisfeito ou contristado
Alegre ou contrariado
Me chega a inspiração
E por não ter expressão
Faço o verso todo errado.

Eu também sei que a escola
Não ensina ser poeta
E que a musa tão dileta
Quem nos dá é a natureza
Isto eu sei, tenho certeza
Por isso sou conformado
Feio, torto ou mutilado
Escrevo meu verso mal feito
Assim fico satisfeito
Cumprindo da rima o fado.

* Homenagem do blog ao Dia da Poesia.

Nenhum comentário: