domingo, 25 de março de 2012

Teoria e prática de um nonagenário

As contradições da terceira idade.

O partido comunista do Brasil completa hoje 90 anos. Ao longo de nove décadas, o PC do B acumulou muitas conquistas, projetou políticos valorosos e prestou grande serviço ao país por atuar em favor dos trabalhadores em momentos importantes da história nacional.

Mas o tempo, se serviu para computar vitórias e amadurecer a sigla, também a expôs às próprias contradições, tendência quase inevitável de quem ousa fazer política em terras tupiniquins. Isso aconteceu com a maior parte da esquerda brasileira e com os comunistas não foi diferente.

Ao compor governos de orientação progressita duvidosa, a legenda de João Amazonas ficou por vezes irreconhecível no poder. E não precisa ir até a capital federal para constatar essa realidade. Aqui pertinho mesmo, em Grossos, há sinais claros dessa dificuldade de conciliar teoria e prática por parte dos militantes do partido.

Na pequena cidade salineira, o PC do B se descaracterizou ao aderir à situação. Abriu mão da sua vertente ideológica para acomodar interesses. Assim, posa hoje com desenvoltura ao lado dos seus algozes, desperdiçando uma grande oportunidade de se constituir alternativa política ao povo grossense.

Em âmbito municipal, a legenda operária não ocupa lugar condizente com o seu passado de lutas. É coadjuvante e, quando muito, serve de escudo para uma administração repleta dos vícios os quais combatia há pouco tempo. Além disso, seus filiados mais ilustres fizeram importante descoberta ao adentrar o Palácio José Marcelino: a crítica é seletiva. Dessa forma, pelos mesmos motivos se condena ou absolve determinados políticos, a depender da condição de aliado ou adversário.

Não percebem tais comunistas que agindo desse modo atentam contra o estatuto do partido, que coloca como dever de seus membros o ato de "exercer e estimular a prática da crítica e da autocrítica". Nos últimos anos, no entanto, esse ponto da cartilha que rege a atuação dos 'camaradas' foi esquecido. Silentes e omissos em relação aos desmandos do governo local, eles tornaram obsoletos princípios que engradeceram a história de homens e mulheres de convicções inabaláveis. 






Nenhum comentário: