domingo, 24 de julho de 2016

Sortidas...(24 jul)

Os comunas vêm aí... E não estão de brincadeira. Prova disso foi o lançamento da pré-candidatura a vereador de Carlos Lacerda (PC do B), Cateca, no Clube Espaço Verde, no último dia 09/07. O evento reuniu um bom público e reforçou as apostas do partido no retorno de sua maior liderança à Câmara Municipal.

Aperitivo. A proximidade do início da campanha eleitoral aumentou a adrenalina dos correligionários mais ansiosos. Para conter tamanha expectativa, os pré-candidatos a prefeito se desdobram na promoção de encontros festivos que servem de aperitivo à folia partidária prestes a começar.

Atrito em evidência. Nos últimos dias, PHS e PPS anunciaram seus prováveis nomes à sucessão do prefeito em eventos muito concorridos. A repercussão de tais manifestações, porém, priorizou a medição de forças entre as oposições em detrimento da ofensiva conjunta contra o governo do PMDB.

Foto: DG.
Caxica, o biólogo. Na ação movida contra o titular deste blog, Caxica(PSB) negou sua atuação como político e fixou no ano de 2000 o fim de sua "curta" carreira nessa área. Curiosamente, o pessebista tem sido visto com frequência em atos pré-eleitorais que sacodem a cidade. Como muito se tem falado em abelhas e jacarés por aqui, é provável que agora ele prefira a biologia à política.



Jandaíra. A crítica favorita da oposição dissidente(PPS,PSD) à Cinthia Sonale(PHS) refere-se ao apoio dela à gestão peemedebista até meados de 2015. Apesar da exploração política da antiga parceria, o discurso da vereadora segue morno em relação aos adversários do partido, cuja mascote é uma abelha.

Foto: Ascom da PMG.

A verdadeira oposição. Na plenária do seu partido ocorrida no dia 16/07, Galego(PPS) voltou a apresentar-se como a “verdadeira” oposição, a “fiel”, numa clara provocação à sua concorrente do PHS. Meses atrás, um comentário público dele nessa mesma linha praticamente selou o racha do bloco perdedor da eleição de 2012.

O segredo. Segundo Veronilde(PPS), o temor a Deus é o segredo para a boa aplicação do dinheiro público. Ele se julga entre os probos (ex) governantes de fé, mas sua autoavaliação é controversa. O ex-prefeito teve contas rejeitadas pelo TCE e foi condenado em 1ª instância a devolver mais de R$ 1 mi ao erário.


Em comum. Galego está para Veronilde como João Dehon está para Maurício. No poder, os irmãos do atual e do ex-prefeito apreciam holofotes e dispensam a discrição. Neste quesito, quando um critica o outro está, na verdade, falando de si mesmo.

Salto alto. Não soou bem a declaração do ex-prefeito Veronilde sobre a eleição de Cinthia Sonale em 2012. O político de Areias Alvas disse que "fez ela vereadora", subtraindo da parlamentar os méritos da própria votação. Não por acaso, a afirmação do ex-gestor chega num momento em que parte de sua base migra para a "colmeia".

Plenária do PPS. Foto: redes sociais.
Acordão na mira. "A eleição de Grossos não pode passar por Areia Branca. Grossos se emancipou desde 1953." Com estas palavras, Enilson (PSD) criticou a ingerência do deputado Souza (PHS) no processo sucessório local. O ex-vereador também colocou em xeque a lealdade política do areia-branquense ao associá-lo à "história antiga de traição."

Cisão palaciana. Engana-se quem acha que apenas a oposição está dividida em Grossos. O governo também está assim, mas com uma diferença: na situação só há uma pré-candidatura majoritária. De resto, segue a disputa entre os partidários do prefeito e os seguidores de João Dehon pelo controle da maior fatia de poder na Prefeitura.

Cortina de asfalto. Perdida desde o início, a administração Mauricinho praticamente acabou depois de assentada a última camada de betume sobre as ruas. Sem a cortina de asfalto para ofuscar graves problemas de gestão, o governo revelou-se ainda mais fraco e incapaz de converter as promessas em ações efetivas.

Números que falam. Páginas e mais páginas poderiam ser escritas para retratar a triste situação da cultura na gestão peemedebista em Grossos. Mas essa extensa descrição pode se abreviada através de imagens ou números. No último caso, é suficiente o valorizado cachê de Giannini Alencar pago pela PMG no final do mês passado.

Sério?! Depois de três anos e meio de mandato, o prefeito de Grossos agora quer ouvir sugestões da população. Só mesmo o período pré-eleitoral para explicar fenômenos tão estranhos na cidade.

Performance. João Dehon (PMDB) viu as obras do governo Maurício e...chorou! Menos, secretário. Menos...

Nenhum comentário: