segunda-feira, 4 de julho de 2016

A Casa Grande inviabiliza um projeto de nação

Por Antônio Renato.

Nas nossas reflexões, que vez por outra reproduzimos nos blogs da nossa cidade, utilizamos com frequência um termo emprestado do jornalista Mino Carta, “casa grande”, que representa uma forma histórica de nos referirmos as nossas insensíveis elites e por consequência ao seu caráter, colonizado, no sentido de quem não tem um projeto de nação independente.

A título de informação, a casa grande era a residência dos senhores de engenho e de escravos, que fazia parte da grande propriedade onde se desenvolvia o tipo de economia açucareira, voltada para exportação, que por sua vez também abrigava a senzala, onde ficava os escravos, pés e mãos dessa economia.


Fiz esses esclarecimentos, não com fins pedagógicos, pois qualquer aluno minimamente dedicado sabe disso, mas sim para mostrar o valor do processo histórico; procuremos conhecê-lo e descobriremos a razão do nosso insistente atraso. São essas elites que no fluxo da história tem impedido a execução sustentável, com continuidade, de um projeto de nação. Mas nada de estranho, esse é seu papel histórico; não por que esses grupos sejam compostos de indivíduos insanos, do ponto de vista da psicologia; não se trata de um problema de ordem metafisica; não é uma questão de especulação filosófica; ele é real, é um problema de classes; ou melhor da luta de classes. Tá na história.

Desde a formação do nosso Estado nacional, em pelo menos quatro situações tentamos e demos grandes passos no sentido da execução de um projeto de nação altiva, sendo o mais emblemático, os dois governos de Getúlio, a chamada era Vargas(1930-1954). Vargas lançou, em todas as áreas os instrumentos desse projeto. Na economia (CSN, Vale do rio doce), no social/educação (CLT, ministério da educação, ministério do trabalho), infraestrutura e energia (Petrobras, Eletrobrás), politica (justiça eleitoral e voto feminino).

Vargas soube tirar proveito de certas condições históricas, mas tinha consciência de que sua obra tinha ido longe demais e contrariava interesses históricos, locais e internacionais. É quando entra em cena um dos mais vis e abjetos representantes políticos dessas elites, o jornalista Carlos Lacerda, o corvo que conspirava, juntamente com a imprensa nativa sempre solicita quando se trata de combater, com métodos escusos, os interesses nacionais.

E conseguiram interromper o auspicioso projeto nacionalista de Vargas, mas não conseguiram apagar da história e da realidade nacional sua obra, porque simplesmente ela na sua essência considera os interesses nacionais, embora a barbárie neoliberal dos nossos tempos não economize na sua postura de lesa-pátria, juntamente com seus acólitos.

São essas elites e sua vocação subalterna, de desprezo pela ideia do Estado-Nação, a razão pela qual não demos certo ainda como tal. Na verdade, temos que subverter a premissa de que nosso pais não tem jeito, como se tivéssemos algum tipo de predestinação. As razoes de tais deformações são absolutamente sociológicas, humanas, e bem visíveis; é fácil separar o joio do trigo; mas temos que saber realmente quem são os inimigos da nação. Na luta política isso é bem perceptível.

Na verdade as elites históricas do Brasil moldaram um tipo de capitalismo que não corresponde ao capitalismo clássico, dos grandes Estados do ocidente( EUA, Inglaterra, França, Alemanha), que por sua vez existe por conta dos capitalismos deformados, periféricos, tipo o nosso e de outras nações de passado colonial, da América Latina, África e parte da Ásia ( e ainda tem gente que afirma que o capitalismo deu certo e decretam o fim da história); é a chamada divisão internacional do trabalho, que estabelece a função dos países nas relações internacionais.

Contudo alguns Estados nacionais entenderam que esse modelo e suas superestruturas políticas e jurídicas eram perniciosos aos interesses nacionais e por isso adotaram outros modelos e projetos de nação, que certamente deve ter lá seus erros, mas são modelos endógenos, isto é, são gestados de dentro pra fora, levando em conta as particularidades históricas de cada pais.

Essa elites a medida que defendem com unhas e dentes seu carcomido modelo não se importam de romper, desrespeitar suas próprias regras do Estado moldado por elas, copiada do liberalismo político do século XVIII; nesse momento, quando algo sai do controle, constroem mentiras, apossam-se de discurso e postura moral e ética, conspiram abertamente, perpetram insidias e um ambiente de nação dividida, que resultam em rupturas institucionais, golpes, de variadas formas, desestabilizam o pais, recorrem a seus ideólogos, políticos e juízes e dependendo da conjuntura as suas forças armadas. Mandam às favas a democracia.

O que acontece nos dias atuais nada mais é que a continuidade desse embate, refletido na política. Um embate que se torna mais agudo quando os segmentos historicamente desfavorecidos se projetam na vida nacional; uma contenda que mostra as condições de controle do Estado Nacional brasileiro, com congresso e judiciário genuflexos, pelas elites, hoje absolutamente hegemonizada pela banca nacional e internacional ( o mercado financeiro), que de forma assustadora, despudorada e radical retomaram o projeto neoliberal, de terra arrasada, visando pôr fim ao que ainda resta dos instrumentos que viabilizem um verdadeiro projeto nacional.

Nenhum comentário: