quinta-feira, 5 de abril de 2012

Gestão de 'excelência' não paga salários dos professores em dia

Trabalhar e não receber.

O governo municipal de Grossos aprontou mais uma com os professores do município. Não bastasse pagar um dos menores salários da região à categoria, a Gestão Trabalhando pra Você (pra quem mesmo?) resolveu atrasar os vencimentos dos docentes. A situação tem elevado o tom das cobranças por parte dos mestres insatisfeitos, que já emparedaram o secretário de Educação e não obtiveram justificativa razoável. O titular da pasta, como de costume, deu explicações que mais confundem em vez de esclarecer. Assim, cresce a cada dia a desconfiança dos trabalhadores em relação à Prefeitura, o que só aumenta a tensão entre as partes envolvidas no problema.


Leia também: E o rateio ó...

Vale dizer que a paciência dos docentes está no limite, havendo inclusive rumores de que uma greve pode acontecer caso o pagamento não seja efetuado até o dia 10 do mês corrente. Mesmo que a paralisação não aconteça (e tomara que não ocorra), a simples cogitação de suspender as atividades para pressionar o Executivo municipal é algo inusitado por esses lados da salinésia. A ideia, inédita até então na cidade, é sinal de consciência de luta dos educadores e surge graças a mais uma proeza do governo local.

Política de governo.

O mais interessante disso tudo é que o atraso de salários dos servidores municipais de Grossos não é um fato isolado. É prática recorrente e ganhou até status de política de governo. Desse modo, o desrespeito ao funcionalismo público encontra-se institucionalizado porque é inerente à gestão do município nos últimos anos. Talvez os professores tenham sido poupados durante algum tempo desse descalabro administrativo, mas os demais servidores da Educação e de outras secretarias sabem muito bem o que é não receber seus salários em dia por inoperância do Poder Público.

Causas do atraso.

O não pagamento dos salários dos professores na data prevista pode ser reflexo da ressaca financeira do carnaval na cidade. Até hoje não se sabe quanto do erário foi aplicado no evento, mas, não sendo um valor irrisório, é possível que tal investimento tenha reduzido o orçamento de outras áreas do governo. Além disso, é bom lembrar que no final de 2011 Grossos figurou na lista negra dos municípios inadimplentes com o Governo Federal (veja AQUI). Esta pendência, se ainda não foi resolvida, deve estar atrapalhando o repasse de recursos para a Prefeitura.

Nenhum comentário: