sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Relações amistosas

Sobre a geografia política da salinésia, encontrei no blog de Wilson Cabral (www.baraunanoticia.com.br) postagem do dia 16/08/2009 intitulada "Pobre Costa Branca". O breve comentário chama atenção principalmente pelo trecho no qual o radialista revela que "...em Grossos o prefeito Veronildes Caetano está com o funcionalismo público atrasado e governa sem mandar nenhuma matéria para a Câmara de Vereadores, esta não legisla e não é consultada em nada pelo prefeito,parece que o gestor governa através de medidas provisórias,...". Como se vê, o clima amistoso entre executivo e legislativo locais têm repercutido além das fronteiras do município. Que ótimo!A harmonia entre os poderes é salutar à democracia. Todavia, cautela deve haver para que tamanha reciprocidade não venha a tolher o poder de fiscalização dos vereadores. Não se deve agir apenas em nome da "governabilidade", sob pena de frustrar a representação que lhes foi confiada . Esquecem os parlamentares que os poderes são harmônicos entre si, porém independentes. Deveriam dar à Câmara um papel mais relevante do que simples acessório do executivo. A dedicação à causa situacionista não corresponde necessariamente à vontade do povo. E Quase sempre, o esforço em parecer-se o mais confiável dos aliados acaba por impedir que boas ações e idéias se concretizem. Tudo isso em nome de puro fisiologismo político. Não raro, esta é a motivação da política brasileira e Grossos está longe de ser exceção. No entanto, é possível mudar a regra desde que se faça opção pelo debate em detrimento da unanimidade. Na prática, trata-se de uma escolha difícil para certos políticos. Provavelmente continuarão a defender seus próprios interesses, zelando pela conveniência das palavras, mas serão absorvidos pelo tempo sem deixar vestígios de dignidade.


Um comentário:

Anônimo disse...

Se vê que esse Wilson Cabral não está atento a realidade dos pequenos municipios brasileiros! que sofrem os efeitos de uma grande crise economica. Apesar do Governo Federal dá a crise como por encerrada, Grossos já perdeu cerca de 800.000,00 nos sete primeiros meses de 2009. O que torna dificil honrar os compromissos com fornecedores e funcionários, mesmo com as diversas medidas tomadas.
Em relação a Prefeitura não mandar nada para aprovação na Câmara é outro equivoco, foi aprovado nos ultimos meses a Lei que cria os cargos para o concurso público, a lei do código de postura, de obras, de conduta, a lei da universidade aberta do brasil, entre outras.
Possuir um blog é coisa séria, deve-se para isso verificar as fontes para não publicar equivocos. Porém, é aceitavel, pois, da oposição só espera-se pancadas.