sábado, 5 de fevereiro de 2011

Perfil do orkut

O advento da internet democratizou o acesso à informação em todos os níveis de governo. Hoje é possível conhecer o conteúdo de leis, portarias, decretos e outros atos da Administração valendo-se do uso da web. Apesar dessa ferramenta virtual ser um meio útil à fiscalização do Poder Público pelos cidadãos, a maioria das prefeituras se recusa a utilizá-la como tal.

Quando muito criam portais que exaltam os próprios gestores. Em Grossos, a realidade não é diferente. Lá o Executivo também mantém um site com a mesma característica. O cuidado em trabalhar a imagem do prefeito é tanto que a página da Prefeitura se assemelha àquelas de perfil do usuário numa rede social (orkut, facebook, etc).

No referido endereço eletrônico, existe até um link para visualizar o Diário Oficial do Município.Porém, o clique nesse atalho não leva ao destino prometido, tornando sem efeito a suposta inovação. Além disso, a Lei Orgânica Municipal bem que poderia fazer parte da homepage da cidade. Mas, como já foi dito, a prioridade é outra, pois ao interesse público nem sempre é dado o mesmo destaque conferido aos governantes.

3 comentários:

Lênin Tierra disse...

ULISSES MELO FEZ O SEGUINTE COMENTÁRIO: Na postagem intitulada “Perfil do Orkut” não concordo com você por diversos motivos, a saber:
O Portal da Prefeitura Municipal de Grossos, foi construído baseado nos padrões e normas do Governo Eletrônico (E-gov)definidos pelo Governo Federal. A idéia de E-gov está fortemente apoiada em uma nova visão do uso das tecnologias para a prestação de serviços públicos, mudando a maneira pela qual um governo interage com o cidadão, com empresas e com outros governos. O governo eletrônico favorece a melhoria dos serviços públicos e dos processos da Administração Pública, o aumento da eficiência, favorece a integração entre os órgãos do Governo, aumenta a transparência e fomenta a participação democrática.É fato que a maioria das Prefeituras não atentam para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s disponíveis atualmente, como comprova a Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Baseado nesta observa-se que muitos municípios brasileiros ainda não dispõem sequer de um site institucional disponibilizando as informações básicas da cidade,estando estes, fora de um mundo onde as TIC’s estão presentes na vida das pessoas a todo momento e que essa dependência tende a aumentar cada vez mais.A pesquisa revela que 60% das Prefeituras, já disponibilizam aos cidadãos site institucional; 15% estão em construção e 25% não dispõem destes recursos.Esses números demonstram um avanço, porem, ainda revela um elevado numero de cidades que não disponibilizam aos cidadãos o mínimo de utilização das TIC’s para ações de E-gov.
Do total de cidades que não possuem paginas institucionais de internet, cerca de 95% destas são municípios com população inferior a 50 mil habitantes, segundo ainda a pesquisa do IBGE. Estas que não possuem sequer um site institucional, não estão ainda atentas para a revolução que o E-gov pode proporcionar no ponto de vista das tecnologias auxiliando a gestão e melhorando relações com os cidadãos e com as empresas. Se investir em um site institucional parece ser ainda algo longe da realidade das pequenas cidades brasileiras, talvez pela falta de visão dos gestores.
Em relação ao portal ser semelhante a paginas de relacionamento, é uma recomendação do próprio Governo Federal através do documento Padrões E-gov Brasileiro. Neste documento o Ministério da Ciência e Tecnologia recomenda formas de programar, buscando padronizar os sites governamentais de forma a melhorar a relação com os cidadãos. Se assemelhar a Orkut, a facebook, a blogs, é uma forma de
aproximar a realidade das pessoas, tornando as páginas do governo mais simples, interativas e dentro da realidade cotidiana das pessoas.

Em relação ao Link “Diário Oficial do Município” trata-se de mais um problema em se implantar novas tecnologias: educar os funcionários a essa nova realidade, fazendo com que estes se adaptem. A Secretaria do Gabinete realiza regularmente treinamentos para os servidores com o objetivo de qualifica-los a essa nova realidade. O portal da Prefeitura é atualizado de forma descentralizada, ou seja, em cada secretaria tem servidores aptos a atualizar o portal, contudo, alguns ainda apresentam dificuldades, ou simplesmente, não acreditam ainda no poder dos recursos da internet, o que torna o processo de manutenção do portal difícil. O que nos conforta, é que essa realidade é geral, até mesmo em empresas privadas, quando vai se implantar novas tecnologias, os funcionários demoram por aceitar, temendo o desconhecido.Ao contrário do que você imagina o interesse público é posto sim em destaque, noticias sobre concursos, seleções, principalmente cursos da Universidade Aberta do Brasil, serviços online, noticias da
cidade, dos serviços que a cidade dispõe, tipo CRAS, Saúde, Educação, ação social, cultura, etc. são enfatizados pelo Portal rotineiramente.

Lênin Tierra disse...

CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO DE ULISSES:
O Turismo é um parágrafo a parte... O Portal já teve mais de 14000 mil acessos em 5 meses, desses acessos 90% das pessoas que entraram no site viram o link turismo e as fotos da cidade, e muitos deles mandaram mensagem para o Gabinete enfatizando nossas belezas naturais e perguntando acerca do carnaval.

Ainda desses 14000, 40% são pessoas de outros estados brasileiros, 10% de outros países. O que mostra que nossa cidade está ficando sem fronteiras. A tantas pessoas para falar mal caro blogueiro, que nosso dever é falar bem.

Diante de tudo, informo que isso ainda é o começo, estamos no Estágio 1 do E-gov de 4.
Nosso próximo objetivo é possibilitar que os servidores municipais possam retirar seus contra-cheques de forma online. Nosso objetivo é alcançar os 4 estágios. O caminho é grande, mais nós já iniciamos.
O que quero mostrar é que não fazemos as coisas arbitrariamente, tem todo um embasamento e planejamento realizada por trás, que as pessoas as vezes não observam.
No mais, desejo votos de estima e especial apreço.


ULISSES MELO - Administrador do Portal da Prefeitura de Grossos.

Lênin Tierra disse...

Obrigado pelos esclarecimentos, Ulisses! Seu comentário à postagem foi muito bem elaborado, seja pela redação (vc escreve muito bem!), seja pelos argumentos técnicos utilizados. Muito bom mesmo! A sua contribuição permite aos que acessam este blog não só a expansão dos conhecimentos, como também a bela experiência do contraditório.Quero aproveitar sua intervenção para explicar alguns pontos. Primeiro, o motivo que me levou a escrever "Perfil do orkut" foi o personalismo exacerbado desses sites institucionais. Penso que há uma dose exagerada de veneração à figura do politico governante.Veja, não estou defendendo a ocultação da imagem do Chefe do Executivo nessas páginas. Seria ilógico! O que se condena é a promoção pessoal em excesso, chegando a provocar certa promiscuidade entre público e privado. Transpondo um limite que já é muito tênue. Para dar maior clareza à mensagem do texto usei a comparação com as redes sociais. E aqui uma observação:o uso dos recursos de blogs, por exemplo, é sempre bem-vindo para popularizar o acesso a tais portais. Não foi isso que julguei errado. Como já disse, a analogia com o orkut foi para dar ênfase ao caráter pessoal que essas páginas vêm assumindo, em detrimento das instituições. Seguindo o mesmo raciocínio, concluí que o interesse público pode não ter o mesmo destaque que as autoridades. Perceba que é diferente de dizer simplesmente que ele não tem destaque.Pode até ter algum, como vc mesmo exemplificou, mas às vezes é ofuscado pelo brilho de quem governa. É este o tema principal do texto:público x particular.Peço desculpas se não fui muito claro. E reitero minha gratidão pela sua colaboração.

Grande abraço,

Lênin.