A leitura de um bom texto é sempre um presente que devemos compartilhar. Por isso, sugiro que leiam o artigo "A paz que não queremos" escrito pelo professor e advogado Marcos Araújo. Publicado originalmente no blog do Carlos Santos, o texto faz uma reflexão pertinente acerca das incoerências embutidas nos pedidos de paz tão comuns nesta época do ano. Abaixo segue transcrição de parte da exposição do autor:
"A paz que não queremos
Desembarcamos em um novo ano. Os computadores domésticos e profissionais já assinalam o envio e a entrada de milhões (ou bilhões) de mensagens aspirando e desejando invariavelmente o mesmo substantivo: a paz.
Nesse período, as igrejas de todas as crenças e os profitentes dos mais diversos credos afinam-se num único discurso: um pedido de paz.
Santa hipocrisia ou pura hipostasia...
Esse desejo de paz, no plano da convivencia social e religiosa, tem muito de hipocrisia e hipostasia. Todos sabem que hipocrisia significa fingimento, simulação, falsidade. Didaticamente, a hipostasia, na filosofia contemporânea, caracteriza-se pela atribuição de existência concreta e objetiva a uma realidade fictícia, abstrata, restrita à incorporalidade do pensamento humano. (...)"
Para ler a íntegra do artigo clique AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário