sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A escuridão do descaso

É comum neste período de fim de ano as pessoas ornamentarem suas residências com símbolos natalinos, dentre eles a árvore de natal e pequenas lâmpadas que conferem ao ambiente um tom alegre e colorido. Via de regra, essa tradição também é reproduzida na decoração das ruas e pontos turísticos de alguns municípios brasileiros. Porém, nada disso foi visto em Grossos quando da celebração do nascimento de Cristo.

Nos principais locais de reunião da cidade não havia nenhum adereço que lembrasse a passagem desta data comemorativa. Até o moinho holandês permaneceu às escuras.

No entanto, apesar de a população reprovar a falta de decoração natalina, houve quem se mantivesse indiferente à medida. Me refiro ao governo municipal que, avesso aos costumes populares, demonstrou mais uma vez o quanto está sem entusiasmo de cuidar da cidade.

Trata-se apenas de ver o município como seu próprio lar e não como o conjunto de obrigações a cumprir. Se o sentimento de quem conduz os destinos deste maravilhoso lugar fosse outro, certamente o Natal dos grossenses não teria trocado o brilho das luzes pela escuridão do descaso.

Nenhum comentário: