sábado, 28 de novembro de 2009

Os filhos desse mundo

Terça-feira passada (24/11), pouco antes de ir para o trabalho, assisti a uma reportagem do Bom Dia Brasil sobre vandalismo nas escolas de São Paulo. Simplesmente assustadoras as cenas veiculadas na matéria. Cadeiras sendo arremessadas, armários destruídos, muros pichados , entre outras barbaridades. E o pior é que os vândalos eram o próprios alunos, crianças de 12 e 13 anos desprovidas de qualquer noção de respeito para com os outros e a escola. Agora refém da violência, a escola não pode por si só corrigir as falhas da educação que deveria começar dentro de casa pela família. Esta, quando existe, peca pela omissão e não impõe limites aos seu filhos, que acreditam ter apoio incondicional para sua ações. Aprendendo por maus exemplos, os jovens refletem na sala de aula o fracasso da instuição familiar, corrompida pela incorporação da futilidade, banalização do corpo, culto à violência e às drogas.

Infelizmente, é comum alguns pais se orgulharem do primeiro gole de cerveja dos filhos ao invés das boas notas na escola. Na construção de tanta mediocridade, não poderíamos olvidar da contribuição da mídia que, preferencialmente, executa as chamadas melodias comerciais em detrimento da música de qualidade. Observe que tudo conspira a favor da manutenção dessa situação: a ausência do Estado, a conivência da mídia e a omissão da família. Vivemos uma época de completa inversão de valores, onde o tratamento dispensado à educação dos jovens nos remete à coerência das palavras do professor Mário Sérgio Cortella , quando afirma que “o mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que nós vamos deixar para esse mundo."

Um comentário:

Prof. Ronaldo Josino - Grossos disse...

Olá colega Lenin, essa realidade nas grandes capitais nos assusta só de pensar, quando ouvimos essas notícias cabe-nos muitas reflexões de como devemos nos comportar com situações como estas. Por aqui ja acontece vandalismo, não com essa intencidade - graças a Deus - mas já sentimos a falta de respeito e outros pormenores que são inicios de grandes tempestades. Eu acredito que a conjunção - A ausencia da família na educação, escolas mau preparadas (má estrutura), professores maus preparados(lencionando em áreas que não é sua formação, isso quando formado), ausencia de uma politica voltada inteiramente para educação (sem vidraças) - seja o mal a ser combatido para isso não piorar.