sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Esperança renovada

Alunos do projeto "Comportamento da Anomalocardia brasiliana em diferentes ambientes aquosos", 1º lugar na III Feira de Ciências da 12ª Dired.

Alunos do projeto "Absorção do sal de alimento já preparado através de utilização de batata", 4º lugar na III Feira de Ciências da 12ª Dired.


Dois projetos de alunos da Escola Estadual Cel. Solon ocuparam lugar de destaque na III Feira de Ciências da 12ª Dired. "Comportamento da Anomalocardia brasiliana em diferentes ambientes aquosos" e "Absorção do sal de alimento já preparado através de utilização de batata" obtiveram, respectivamente, a 1ª e a 4ª melhor nota da exposição, superando mais de 40 concorrentes de escolas mossoroenses e da região. Avaliados por professores vinculados a instituições públicas e privadas de ensino superior, os discentes grossenses foram impecáveis na apresentação, pois discorreram sobre o assunto com clareza e segurança.

Além do brilhantismo dos alunos, outros aspectos também contribuíram para a escolha. Um deles, sem dúvida, foi a atuação conjunta da direção da escola e professores. Aliás, o quadro docente desempenhou papel relevante na qualificação dos trabalhos, haja vista terem feito opção por uma proposta simples, porém dotada de originalidade e abordagem interdisciplinar. Em ambos os projetos, era possível aos alunos aplicar noções de química, física e biologia, sem, contudo, perder a conexão com o cotidiano e a realidade local. Esse é um dos melhores caminhos para o aprendizado e, certamente, critério importante na decisão de quem os avaliou.

Estive presente ao evento e confesso que fiquei encantado! Visitei os estandes, ouvi as explicações e pude atestar tamanha capacidade de nossos alunos. Ao deixar a feira de ciências, renovei em meu coração a esperança nesta cidade, há muito maltratada por péssimos exemplos. Diante desta alegria, não quero apenas parabenizar a todos os responsáveis pelo êxito, quero agradecê-los pela dedicação, compromisso e zelo para com a educação do município. Por tudo isso, muito obrigado! E que iniciativas iguais a essa possam se multiplicar, construindo passo a passo melhores oportunidades para o futuro desses jovens.

Nenhum comentário: