terça-feira, 11 de junho de 2019

#VazaJato: Troca de mensagens entre Moro e Dallagnol confirma viés político da prisão de Lula.

Moro, o inquisidor.
A parcialidade da Operação Lava-jato, sobretudo no tocante ao caso Lula, novamente ocupa os noticiários nacional e internacional.

Desta feita, através de vasto material divulgado pelo premiado jornalista americano, Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil.

Glenn e sua equipe expuseram as vísceras da operação a partir do vazamento de conversas entre procuradores e de diálogos envolvendo Deltan Dallagnol e o ministro da Justiça Sérgio Moro. Este, conforme a reportagem, agiu à época de modo a extrapolar suas funções de magistrado.

Antecipou decisão para o amigo Dallagnol e comportou-se até como conselheiro do Ministério Público, o que compromete a isenção necessária a um julgamento justo.

De acordo com estudiosos do Direito, tal conduta desrespeita, entre outros dispositivos legais, o Código de Processo Penal no seu artigo 254, inciso IV, podendo, assim, levar à anulação de processos onde o ex-presidente Lula figura como réu ou condenado.

É cedo, porém, para afirmar que esse será o desdobramento jurídico final do caso. Por enquanto, o efeito imediato mais concreto do episódio é político, pois ele reforça com evidências robustas a narrativa do petista, segundo a qual seus problemas no judiciário decorrem de sua incontestável força eleitoral.

Leia também: Sobre Moro: veneno da vaidade é a overdose da perda de credibilidade.

Nenhum comentário: