sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Entrevista na TCM




Foi ao ar na última quinta-feira (29/10) pela Tv Cabo Mossoró (TCM), a entrevista concedida pelo cantor Genildo Costa ao professor Milton Marques para o programa "Mossoró de Todos os Tempos". Radicado em Mossoró há mais de 20 anos, o artista abordou os principais fatos de sua trajetória na Terra de Santa Luzia, das participações na Mais Bela Voz às lições de vida na Casa do Estudante. Também foi objeto da conversa a condução de projetos como o "Canto Potiguar", iniciativa do poeta grossense que visa resgatar do anonimato valores artísticos locais e da região. Com duração de uma hora, o programa foi gravado na residência do entrevistado, que recebeu a visita do reitor Milton Marques no dia 24/10.

Inauguração do Colégio Piloto



Do amigo Pedro Augusto, o relato de uma grande vitória:

Meu caro LÊNIN, apesar dos transtornos que a vida nos prega,estamos comemorando a nossa grande Glória que Deus nos proporcionou, em tornar o nosso sonho em realidade. Nesse dia 23/10/2009, inauguramos as instalações próprias do nosso COLÉGIO " PILOTO AO PÉ DA LETRA ". Estamos felizes e orgulhosos em contribuir verdadeiramente com o progresso educativo de nossa cidade. É um compromisso do CPPL que é testemunhado pela população grossense. Para o nosso porte financeiro é considerada uma obra faraônica, porque! Não recebemos nenhuma ajuda financeira e idéias de ninguém, mais JESUS viu o nosso compromisso verdadeiro com a educação e nos ajudou: construiu sozinho para nós, por isso não cansaremos de louvar a DEUS. Pena que a fundadora ( Tia Toinha ) do PILOTO não estava mais fisicamente conosco nessa data memorável, mas se do outro lado da vida quem partiu puder ver e ouvir, com certeza Tia Toinha estará muito Feliz, era um sonho dela ter um dia o Prédio Próprio. Por outro lado, acabamos com a peregrinação de todos os anos estarmos mudando de endereço, e cortamos o cordão umbilical da subserviência. Não construímos um prédio de primeiro mundo, mas o suficiente e humilde, com espaço físico, que oferece segurança, conforto, lazer, amor, alegria ,e,principalmente, um ensino de qualidade que foi, é, e será sempre o nosso compromisso.

Resalvando; foi uma festa linda! Valorizada pelos pais dos alunos e pela comunidade, apesar de ter passado despercebido por alguma pessoas que não tem o compromisso com a educação e vivem na mesma. Mas mesmo assim, ficamos gratos com os que vieram valorizar essa obra de muita significância para a nossa cidade. Com certeza absoluta, enaltecemos e tornamos melhor a cidade de Grossos. Lênin, um abraço do CPPL.

" AGRADECEMOS A TODOS COM MUITO CARINHO "

Maria Dalvanira Fernandes

( Tia Nira )

DIRETORA GERAL

Pedro Augusto das Chagas

DIRETOR


Nota do blog:

Fico muito feliz em saber dessa grande conquista! Afinal, o Colégio Piloto tem dado uma parcela de contribuição importante à educação do município. Isto porque vem desenvolvendo um trabalho criterioso baseado na dedicação, responsabilidade e compromisso com a qualidade do ensino. E a todos esses elementos se soma a competência da professora Tia Toinha. Sem dúvida, a reunião de tantos atibutos só poderia culminar num único resultado: o sucesso.
Parabéns a todos que fazem o Colégio "Piloto ao Pé da Letra"! Que Deus os abençoe sempre!!

domingo, 25 de outubro de 2009

Um nome do povo

À esquerda, Antônio Messias de Souza, homenageado quando da inauguração da biblioteca.

Presença do pesquisador Geraldo Maia.


Antônio Messias de Souza. Este é o nome do novo espaço de leitura na comunidade de Alagamar. Integrando mais uma ação do mandato do vereador Cateca, foi inaugurada na manhã de ontem (24/10) a biblioteca daquela localidade. Mais de mil livros foram doados por entidades parceiras como o Rotary Club Mossoró e a Fundação Vingt-un Rosado. Ao contrário da tradição brasileira de se fazer homenagens póstumas, especialmente aos tiranos e filhos ricos desta pátria, o novo acervo de livros prestigia um morador da comunidade. Uma escolha justa e correta, pois este núcleo de educação ostentará não apenas um nome, mas o siginificado da superação diária dessa gente, que muito embora esteja obrigada a viver em condições tão adversas, não perde a oportunidade de estampar no rosto a alegria de ser feliz.

domingo, 18 de outubro de 2009

Tribuna Cidadã

Seria mais um sábado típico na Câmara Municipal, com microfones mudos, plenário vazio e portas fechadas. Mas a criatividade de um parlamentar ousou infringir as regras dessa inércia legislativa. Na manhã do dia 17/10, o vereador Carlos Lacerda (Cateca) fez acontecer a Tribuna Cidadã, projeto que visa sobretudo estimular o debate sobre temas pertinentes à comunidade. Com o título “Perspectivas do jovem no semi-árido”, a palestra inaugural foi proferida pelo reitor da Ufersa, professor Josivam Barbosa . Além da presença de professores, diretores e alunos das escolas locais, o evento contou com a participação dos poetas Antônio Francisco e Genildo Costa, e da vice-prefeita Melânia Caenga.

Agregando conteúdo ao seu mandato, o vereador Cateca incorpora a Tribuna Cidadã ao rol de ações diferenciadas que vem executando. Desde o início da legislatura, este edil tem pautado sua atuação parlamentar com assuntos relacionados à educação, sedimentando inegavelmente um novo momento para a política local.

Nota do Blog :

Tudo que vai de encontro ao tradicional costuma enfrentar resistências. É assim na vida e na política. A realização da Tribuna Cidadã retratou bem essa ordem lógica da coisas. E para chegar a tal raciocínio, basta fazer uma leitura simples sobre a ausência da maioria dos políticos ao evento. Embora a palestra tivesse ocorrido na Casa do Povo, nenhum outro vereador esteve presente. Também faltaram o prefeito e seus secretários, assim como lideranças da oposição, que, aliás, via de regra, só aparecem em período eleitoral. Infelizmente, essa omissão ainda revela a maneira sazonal de se fazer política na cidade. Porém, passos foram dados em sentido contrário, o que ainda me faz ter esperança num cenário diferente.


sábado, 17 de outubro de 2009

O que comemorar?

Mais motivos para homenagear e refletir do que propriamente comemorar. Na semana do professor, deveríamos estar festejando a conquista de salários dignos, melhores condições de trabalho e mais respeito a este profissional. Todavia, além da constatação de que nada disso foi alcançado, outras necessidades se somam as já existentes. A falta de segurança nas escolas, por exemplo, é mais um obstáculo ao exercício do magistério.

Diante de tantas adversidades, a docência exige principalmente vocação, pois a desvalorização desse profissional tem motivado cada vez mais formandos a não ingressar no magistério. Salários baixos e as péssimas condições de trabalho têm feito esta mão-de-obra migrar para outras áreas do serviço público e iniciativa privada. Essa tendência abre uma lacuna no futuro que poderá ser preenchida por valores alheios à educação, mas identificados com a violência.

Apesar de alarmante, a situação dos professores brasileiros não chega a comover os centros políticos de poder. As ações de governo são paleativas e muitas vezes vão de encontro aos interesses da classe. Basta ver a dificuldade que se tem para implantar o piso salarial de irrisórios R$ 950. Há um ano, governadores de cinco estados impetraram Adin constestando a constitucionalidade da lei 11.738/08, que estabelece o piso. No entanto, a mesma moralidade fiscal alegada na constestação não serviu para impedir o aumento do teto remuneratório dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que em fevereiro próximo passarão a receber quase 27 mil reais. A proposta para o judiciário encontrou menos resistência no Legislativo do que a dos professores. Sem falar do efeito cascata que esse aumento produzirá nas demais instâncias do judiciário e legislativo, certamente interessadas em privilégio semelhante.

Embora o governo se esforce em apresentar o Brasil como suposta potência emergente, o país suprime etapas de desenvolvimento, dentre elas a que coloca a educação como prioridade. O momento é tão delicado que muitos creditam a grandes eventos esportivos (Copa do Mundo, Olimpíadas) um futuro melhor para a nação. No entanto, de nada adiantará vultosos investimentos no país sem oportunizar ao povo educação de qualidade. E todo esse processo passa pela compreensão da importância do professor como agente transformador da sociedade. Enquanto essa percepção não se converte em decisão política, continuaremos a conviver com a tragédia social, sem perspectiva alguma de mudança.

domingo, 4 de outubro de 2009

Incoerência

Um carro novo para o gabinete. Esta foi a prioridade elencada pela gestão "Trabalhando pra você" no combate aos efeitos da crise financeira. No momento em que a prudência recomenda medidas menos extravagantes, o governo local opta pelo conforto de um novo veículo. A mesma sorte, porém, não acompanha os servidores do município, que ainda por cima têm que amargar sucessivos atrasos salariais. Com ações dessa envergadura, o executivo municipal expõe , sem maiores constrangimentos, a distorção que há entre o discurso alarmante da crise e os atos de gestão. E assim, a cada dia novos elementos dão contornos de falácia à versão oficial. Até aqui nada de surpreendente, afinal, a história apenas se repete, pois não é de hoje que a corda arrebenta para o lado mais fraco.

* Confira no endereço http://www.defato.com/25_09_2009/cesar.php a notícia que motivou este comentário, publicada pelo jornalista Edilson Damasceno.

Sinais dos tempos

Por mais que me esforce em compreender a dinâmica da política, às vezes fico espantado com a "habilidade" dos partidos brasileiros. É certo que estes constituem uma verdadeira sopa de letrinhas, pois suas siglas há muito não têm respaldo na realidade. Mesmo assim, certos acordos ainda causam estranheza. A última dessas manobras indigestas foi o convite de filiação feito pelo PC do B potiguar ao ex-senador Fernando Bezerra. Empresário e ex-presidente da maior entidade patronal do país (CNI - Confederação Nacional das Indústrias), Fernando teve sua chance de se tornar, quem diria, um comunista! A tempo, o ex-parlamentar voltou às origens e filiou-se ao PMDB, no entanto, sua recusa não foi suficiente para impedir que o descrédito acolhesse mais uma sigla partidária.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Disfarce ortográfico

Repercutiu negativamente o encontro realizado pelo PSBD em Natal no último dia 26/09. A idéia era apontar novos caminhos para a educação, no entanto, o que se viu foi uma militância entusiasmada exibindo adesivos contendo a frase "Psdb a favor do Brazil". Isso mesmo!Brasil com "z". Embora aparentemente tratar-se de um erro ortográfico, o fato tem conotação ideológica. É que os tucanos padecem de nostalgia colonial, pois não se contentam em ver o país exercer sua condição de liderança no cenário internacional.

Pérolas

Já que o tema é educação, não custa lembrar o episódio ocorrido nas escolas de São Paulo este ano. O governo de José Serra distribuiu livros contendo textos inapropriados para crianças da 3ª série fundamental. Para se ter idéia, o material de apoio escolar apresentava frases do tipo "nunca ame ninguém. Estupre" e " “tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto”. Lamentável a falta de compromisso dos políticos e governantes com a educação.