terça-feira, 31 de maio de 2011

'Túnel do tempo' no Senado bajula Sarney e omite caso Collor

Do portal IG

Reinaugurado com pompa pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o "túnel do tempo"  - como é chamado o corredor que liga o plenário a gabinetes de senadores - traz agora uma decoração que "reescreve" a história da Casa, omitindo fatos e bajulando o próprio Sarney.

Os painéis com os principais momentos da instituição, dos primeiros anos da independência do Brasil até o ano passado, não fazem referência, por exemplo, ao impeachment, em 1992, do então presidente da República e hoje senador Fernando Collor, e nem tampouco à cassação do ex-senador Luiz Estevão (DF), em 2001. As CPIs que marcaram a atuação da Casa também ficaram de fora.(...) Leia a matéria completa AQUI.

domingo, 29 de maio de 2011

Enquete sobre as obras paralisadas

O Blog Opinião Reversa disponibiliza a partir de hoje uma enquete para saber dos internautas a que eles atribuem a paralisação de algumas obras em Grossos. No rol de possíveis respostas, estão versões levantadas pela própria Prefeitura e parte da imprensa local. Obviamente, se você não concordar com nenhuma das hipóteses sugeridas, poderá marcar a opção "Outros motivos não citados pelo blog" e deixar um comentário ou enviar um email sobre o assunto. O prazo para votar estende-se até a meia-noite do dia 06/06. Participe!

Medo de ser poeta

Por Genildo Costa.

O poeta que cala,
Silencia,
Expõe-se
Ao ridículo...

Não quero ser poeta
Não insisto
Porque rio de mim
A conta gotas.

Não poetiso
Porque o verso
Em carne viva
Transcende os limites
Do poema suicida.

Quem sabe,
No penúltimo verso
Da última estrofe
Esteja expresso em letras garrafais
O medo de ser poeta.

Genildo Costa é músico e compositor.

Conversinha mineira

Crônica de Fernando Sabino*

É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?
- Sei dizer não senhor: não tomo café.
- Você é o dono do café, não sabe dizer?
- Ninguém tem reclamado dele não senhor.
- Então me dá café com leite, pão e manteiga.
- Café com leite, só se for sem leite.
- Não tem leite?
- Hoje, não senhor.
- Por que hoje não?
- Porque hoje o leiteiro não veio.
- Ontem ele veio?
- Ontem não.
- Quando é que ele vem?
- Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. Só que no dia que devia vir, em geral não vem.
- Mas ali fora está escrito ‘LEITERIA’!
- Ah, isso está, sim senhor.
- Quando é que tem leite?
- Quando o leiteiro vem.
- Tem ali um sujeito comendo coalhada. É feita de quê?
- O quê, coalhada? Então o senhor não sabe de que é feita a coalhada?
- Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite. Escuta uma coisa: como é que vai indo a política aqui na sua cidade?

sábado, 28 de maio de 2011

O PT esqueceu os trabalhadores

Editorial da Carta Capital escrito por Mino Carta.

"A posição da mídia nativa em relação ao Caso Palocci intriga os meus inquietos botões. Há quem claramente pretenda criar confusão. Outros tomam o partido do chefe da Casa Civil. Deste ponto de vista a Veja chega aos píncaros: Palocci em Brasília é o paladino da razão e se puxar seus cadarços vai levitar.

Ocorre que Antonio Palocci tornou-se um caso à parte ao ocupar um cargo determinante como a chefia da Casa Civil, mas com perfil diferente daqueles que o precederam na Presidência de Lula."(...) Leia o artigo completo AQUI.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A lucidez das ideias(V)

"A escola virou um depósito de crianças, que é o que os políticos querem. Eles querem ter um lugar para deixar a criança enquanto os pais vão trabalhar e nada mais."

Professora Amanda Gurgel em entrevista à Revista IstoÉ. 


Para ler a entrevista clique AQUI.

Perdendo a paciência

A situação delicada pela qual passa o Governo do RN começa a refletir negativamente na sua imagem. Os números da pesquisa Consult (ver AQUI) retratam bem essa realidade. Segundo a sondagem, a administração do DEM nos primeiros cinco meses do ano é reprovada por cerca de 44 % dos entrevistados. Até na cidade natal da governadora a avaliação de sua gestão é bastante modesta se comparada aos resultados eleitorais de 2010. Somente 46% dos mossoroenses aprovam o início de governo da Rosa. É um sinal de que o eleitor está perdendo a paciência com a Chefe do Executivo, pois a mesma sequer desceu do palanque para conduzir o seu estado.


Leia também: Outros tempos para Rosalba Ciarlini.

Enquanto isso, na Assembléia Legislativa...

Os deputados estão pouco se lixando para a crise que se instalou no estado. Seguem trabalhando naquilo que melhor sabem fazer: legislar em benefício pŕoprio. Ora, já iniciaram até as conversas para exumar o instituto da reeleição do presidente da Casa. Extinta quando o atual vice-governador presidia a AL, tal prerrogativa voltou  ao centro do debate por também ser objeto dos sonhos do deputado Ricardo Mota. Ele não quer ter menos regalias do que seu antecessor. Por isso, encampou desde logo a luta para ser reconduzido ao cargo sem maiores impedimentos legais. Pretende mostrar que sua pessoa é imprescindível ao "bom funcionamento" do parlamento estadual. E não importa se a discussão desse assunto, absolutamente irrelevante para a povo potiguar, ocorra em momento inoportuno. O que interessa mesmo é garantir o poder político. Nem que para isso seja empregada uma dose exagerada de indiferença aos problemas que afligem o RN.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Apertem os cintos; o piloto sumiu?

Por Sávio Hackradt do Blog Calangotango.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) comandou uma reunião extraordinária com o secretariado, na noite da última segunda-feira, depois de 142 dias no governo, para anunciar que é preciso apertar os cintos reduzindo gastos. Pergunto: Agora? Não era para ter feito isso no primeiro dia de governo, já que sabia que as finanças estaduais estavam combalidas?

A governadora Rosalba anunciou como uma das dificuldades financeiras herdadas por seu Governo, os 16 planos de cargos e salários. E disse que estava impossibilitada de conceder reajustes as categorias que estão em greve, devido ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O engraçado nisto tudo, é que quem ajudou a aprovar esses planos de cargos e salários foi o vice-governador Robinson Faria, que presidiu a Assembleia Legislativa nos últimos oito anos.

O vice-governador Robinson Faria que também acumula a função de secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, presente à reunião disse: "Estamos no caminho certo. E o empenho e esforço de cada secretaria logo será traduzido em benefício para a sociedade”.Imagine o Rio Grande do Norte no caminho errado. A onde vai parar?(...) Leia a íntegra do artigo AQUI.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O duelo entre o jurista e a educadora

Em toda greve corre nos bastidores uma guerra da informação. Governo e sindicalistas travam uma luta para expor suas razões a fim de conquistar a opinião pública. Para respaldar suas posturas na aceitação popular são capazes de qualquer de coisa. Manipulam informações, distorcem os fatos e inventam estatísticas.

Como a máquina estatal tem mais influência sobre os meios de comunicação, a corda tende a arrebentar do lado mais fraco, isto é, do lado dos grevistas. Quando isso acontece, tentam impor-lhes o rótulo de gente "preguiçosa" ou descompromissada com o trabalho. No caso do Rio Grande do Norte, o enredo quase que se repetiu. Não fosse um fenômeno chamado Amanda Gurgel, a história seria a mesma.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O discreto charme da corrupção

Texto de Arnaldo Jabor publicado no jornal O Estado de São Paulo.

"Vivemos sob uma chuva de escândalos e denúncias de corrupção. Mas, não se enganem, esses shows permanentes nos jornais e TV, servem apenas para dar ao povo a impressão de transparência e para desviar seus olhos das reformas essenciais que mantêm nossas oligarquias intactas. Aos poucos o povo vai se acostumar à zorra geral e achar que tanta gente tem culpa que ninguém tem culpa. Me chamam de canalha, mas eu sou essencial. Tenho orgulho de minha cara de pau, de minha capacidade de sobrevivência, contra todas as intempéries. Enquanto houver 25 mil cargos de confiança no País, eu estarei vivo, enquanto houver autarquias dando empréstimos a fundo perdido, eu estarei firme e forte. Não adiantam CPI"s querendo me punir. Eu me saio sempre bem." (...) Leia a íntegra do artigo AQUI.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O conto da carochinha

Era uma vez um prefeito de uma pacata cidade do interior que havia celebrado uma série de convênios com o governo federal. Com o passar do tempo, os recursos foram sendo liberados e nada das obras aparecerem. Para explicar o descompasso entre o volume de dinheiro disponível e a ausência das benfeitorias públicas, o chefe do executivo só encontrou uma saída: responsabilizar as empresas vencedoras da licitação. Segundo a versão oficial, elas abandonaram as obras, pois consideraram os valores a serem pagos defasados. Mesmo sabendo que era muita coincidência uma única justificativa condenar a execução de quase todos os convênios, muita gente se convenceu da história contada pela Prefeitura. Não por ingenuidade, mas talvez por acreditar na semelhança desta narrativa com a dos contos da carochinha. Sendo assim, ficam à vontade para soltar a imaginação e fazer das próprias consciências livrinhos de histórias infantis.


Ilustração do livro "Quem quer casar com a carochinha" de Salomé de Almeida.

A mosca sem asas

A repercussão do depoimento da professora Amanda Gurgel mostra que seu sentimento em relação aos caos da educação no RN(e porque não no país) é compartilhado por muitos brasileiros. Contudo, se não fosse o seu desabafo e a ampla aceitação dele, poderia se imaginar situação contrária. Felizmente, as palavras da docente ecoaram de modo a provar que ela não está só na luta por uma educação de qualidade.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ponto de interrogação

Por Genildo Costa.         

Seria muita pretensão afirmar que estamos vivendo, plenamente, numa fase de reconhecimento e de valorização de nossos artistas. Tenho tido todo zelo e, sobretudo, muito cuidado, quando o assunto diz respeito as nossas aspirações. Pois bem,  o retrato mais visível dessa nossa peleja se espraia pelas ruas, becos e vielas e agoniza,muitas vezes,no corredor de nossas angústias e medos.

Tenho alcançado,talvez,mais longe que os olhos. Que não seja privilégio de alguns poucos, pois, a nossa culpa,nossa máxima culpa é quem nos coloca diante do espelho para uma possível leitura do nosso ofício de construir, através das palavras, a nossa identidade de cantador, poeta e sonhador de sonhos possíveis.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A lição da professora Amanda

Do Blog de Julierme Torres.

Vocês sabem qual a diferença entre teoria e prática? É fácil de responder. É a educação brasileira. A teoria a que o blogueiro se refere é a educação desenhada, ou prometida, em época de campanha eleitoral. A prática é a realidade, nos quatro anos de mandato. Nos acostumamos a acompanhar pelo programa eleitoral os políticos afirmando que a educação é prioridade, que os professores tem que ser valorizados, que as escolas precisam de melhor estrutura. Igualmente nos acostumamos a não ver esse discurso de campanha ser cumprido.

O discurso da professora Amanda Gurgel (ver vídeo acima) é algo fantástico. Ela teve a coragem de tentar quebrar esse costume ruim. É preciso ter muita personalidade para ocupar uma tribuna da Assembléia Legislativa e passar na cara de nossa classe política a verdade dos fatos. E a verdade é que educação só tem sido prioridade no discurso de campanha eleitoral.

Efeito dominó

A onda que greves que assola o estado tem provocado baixas na equipe da governadora. Em menos de 24 horas, deixaram os cargos o Delegado Geral da Polícia Civil, o Presidente do IPERN e o Secretário de Administração e Recursos Humanos. É o efeito dominó de uma crise que parece estar longe do seu fim.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O "milagre" de Palocci

O mais forte ministro do governo Dilma é o centro das atenções do noticiário nacional. Antônio Palocci, da Casa Civil, despertou a curiosidade dos brasileiros pelo fato de ter concretizado ao longo de sua vida, mais precisamente nos últimos 4 anos, um verdadeiro "milagre econômico". Ele conseguiu a proeza de multiplicar seu patrimônio por vinte num exíguo intervalo de tempo. Como resultado de tamanha prosperidade, o homem de confiança da presidenta arrematou um apartamento em São Paulo no valor de R$ 6,6 milhões. Uma façanha que talvez só encontre precedentes nesta parte mundo, onde o prestígio na polítca é capaz de desafiar a própria imaginação. 

Leia também: Consultor, a profissão do futuro.

A política do enfrentamento

O estado do RN está tomado por greves em praticamente todos os setores da Administração. Médicos, policiais civis, servidores do Detran e professores cruzaram os braços para pressionar o governo a atender suas reivindicações. Apesar dos movimentos pareditas serem amparados por um direito constitucional, alguns gestores públicos não reconhecem sua legitimidade.

Com frequência, respondem aos pedidos das categorias com ameaças. A mais comum refere-se ao corte no ponto dos grevistas com o fim de intimidá-los. Infelizmente, o governo do DEM já deu sinais que assim deve proceder. O secretário de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha, defendeu a adoção de tal medida para a Polícia Civil, no que foi apoiado pela Chefe do Executivo. Se o tratamento para com os servidores insurgentes realmente for esse, dificilmente haverá avanços na mesa de negociação. Neste caso, a conciliação cede a vez para o enfrentamento, provocando a exaltação dos ânimos e a redução das chances de se chegar a uma solução pelo diálogo.

Sobre o assunto ver o link Governo Rosalba e a tolerância zero para a greve.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Brasil mostra a sua cara

Texto de Rodolpho Motta Lima, publicado no site Direto da Redação.

Os dados estatísticos tornados disponíveis a partir do último censo são – e não poderiam deixar de ser – o retrato do nosso país. Essa consideração óbvia merece, contudo, um aprofundamento analítico que nos leve a refletir a respeito dessa identidade nacional.

A primeira constatação é a de que, segundo os novos levantamentos, somos agora um país que está mais para “não branco”, já que os que se consideram brancos perfazem 47,7 % dos brasileiros, contra 53,7 no ano 2000. Provavelmente, aliás, se conhecemos bem um certo preconceito que ainda nos assola e que, não raro, provoca um posicionamento “às avessas”, deve ser maior ainda esse percentual de “não brancos” (pardos e pretos), já que algumas pessoas não se assumem como são, refletindo o estigma racial.(...) LEIA MAIS AQUI.

domingo, 15 de maio de 2011

A oposição em apuros


Charge de Carlos Magno.
Duas decisões desfavoráveis e uma obrigação de repor o erário em quase 1 milhão de reais. Este foi o saldo da avaliação feita pelo TCE/RN das contas do ex-prefeito João Dehon relativas ao período no qual governou Grossos. As condenações o trouxeram de volta ao epicentro da política local, criando uma nuvem de incerteza sobre o futuro da oposição por ele comandada. João precisa reverter os resultados negativos no Tribunal antes de lançar-se candidato à sucessão de 2012. Se não lograr êxito nesta difícil missão, deixará seus seguidores órfãos de um nome competitivo para a disputa que se avizinha.

sábado, 14 de maio de 2011

Fragmentos da música...

"Há tempos o encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
E só o acaso estende os braços
A quem procura abrigo e proteção."


Trecho da música Há tempos de Legião Urbana.

Hábito nacional

Crônica de Luís Fernando Veríssimo.

Por uma destas coincidências fatais, várias personalidades brasileiras, entre civis e militares, estão no avião que começa a cair. Não há possibilidade de se salvarem. O avião se espatifará – e, levando-se em consideração o caráter dos seus passageiros, “espatifar” é o termo apropriado – no chão. Nos poucos instantes que lhes restam de vida, todos rezam, confessam seus pecados, em versões resumidas, e entregam sua alma à providência divina. O avião se espatifa no chão.
São Pedro os recebe de cara amarrada. O porta-voz do grupo se adianta e, já esperando o pior, começa a explicar quem são e de onde vêm. São Pedro interrompe com um gesto irritado.

A lucidez das ideias(IV)

"O Tempo só anda de ida.
A gente nasce, cresce, envelhece e morre.
Pra não morrer
É só amarrar o Tempo no Poste.
Eis a ciência da poesia:
Amarrar o Tempo no Poste!"

Poeta Manoel de Barros.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A responsabilidade de cada um na "crise" do Estado do RN

Do Blog do Carlos Santos.

É chegado o momento ou passa da hora, de cada um dos atores envolvidos nesse enredo, assumir seu verdadeiro papel. Refiro-me à suposta crise financeiro-econômica do Estado do Rio Grande do Norte (veja postagem abaixo).

Chega de desfaçatez e cinismo.

Basta desse costume pusilânime de transferir responsabilidades, encontrar culpados, apontar algozes com o dedo em riste e palavreado incisivo.

Quase ninguém assume seus pecados na política potiguar. Sobram tartufos, ou seja, bacanas hipócritas e dissimulados, que apostam no alheamento da opinião pública e no analfabetismo político da sociedade, para venderem gato por lebre.(...)LEIA MAIS AQUI.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um dúvida no ar

A cobertura da grande imprensa nacional acerca da morte de Bin Laden consiste apenas em repassar as informações do governo americano sobre o caso. Ocorre, porém, que a Casa Branca não é fonte das mais confiáveis, principalmente quando estão em jogo assuntos de seu interesse. Como a descrição do episódio envolvendo o terrorista foi feita única e exclusivamente pelos ianques, é possível duvidar até do que já se considera verdade, ou seja, do pŕoprio falecimento de Osama. Esta é a tese defendida pelo colunista Leonardo Attuch, da Revista Istoé.  Seu artigo, cujo título é "Será que ele morreu?", pode ser lido na íntegra AQUI.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Manual de Boa Conduta

Eis o modelo exemplar de cidadão previsto no Manual.

Desde o início do mês passado os grossenses passaram a contar com o seu Ponto de Cultura. O programa, que prevê investimentos da ordem de R$ 180 mil rateados entre os governos federal e estadual, aportou na cidade graças à aprovação do "Projeto Ascender" de autoria da Associação dos Amigos da Casa de Cultura de Grossos.

A boa nova abre um leque de possibilidades para o desenvolvimento cultural do município. Contudo, é uma pena que nem todos os artistas devam usufruir dos benefícios do projeto, pois sua execução está fadada a padecer da ingerência política. Esta ficou evidente depois da constatação de uma incrível coincidência. Por obra do destino, a titular da Secretaria Municipal de Cultura também é presidente da entidade responsável pela implementação do Ponto.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fêz-se vingança, não justiça

Artigo de Leonardo Boff

Alguém precisa ser inimigo de si mesmo e contrário aos valores humanitários mínimos se aprovasse o nefasto crime do terrorismo da Al Qaeda do 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Mas é por todos os títulos inaceitável que um Estado, militarmente o mais poderoso do mundo, para responder ao terrorismo se tenha transformado ele mesmo num Estado terrorista. Foi o que fez Bush, limitando a democracia e suspendendo a vigência incondicional de alguns direitos, que eram apanágio do pais. Fez mais, conduziu duas guerras, contra o Afeganistão e contra o Iraque, onde devastou uma das culturas mais antigas da humanidade nas quais foram mortos mais de cem mil pessoas e mais de um milhão de deslocados.(...) Leia a íntegra do texto AQUI.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O papa era "pop" e conservador

A Igreja Católica está prestes a declarar santo o papa mais popular da sua história. João Paulo II ou "João de Deus", como era conhecido no Brasil, deve ser canonizado em tempo recorde. A pressa desse processo se explica pela necessidade da igreja de melhorar sua imagem perante o mundo. Os escândalos de pedofilia arranharam tanto a reputação do Vaticano, que ele não viu outra saída senão apelar para as virtudes do pontífice polonês.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O inimigo invisível

Os norte-americanos comemoram a morte de Osama Bin Laden como um grande feito. A euforia do momento é tanta que eles mal conseguem pensar nos perigos que estão por vir. Isto porque o sucesso da operação militar que ceifou a vida do terrorista está apenas ofuscando o início de uma outra guerra: a que será travada contra o seu fantasma.

domingo, 1 de maio de 2011

Cópia imperfeita

O Blog do Ronaldo realizou nos últimos dias uma enquete para saber a preferência dos internautas quanto aos pré-candidatos da sucessão em Grossos. O resultado da sondagem revelou discrepâncias em relação a realidade local. Não fui recenseador do IBGE ano passado, mas não acredito que mais de um terço dos habitantes da cidade sejam usuários da internet.