quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

É tempo de refletir!

Me porto a você, a quem tenho a mais alta estima, respeito e consideração, quando traçamos nossas vidas baseadas em sonhos, metas, objetivos e inúmeras vezes em ficção, sem perceber a amplitude da vida. Muitas vezes somos egoístas ao ponto de não enxergar a virtude e a capacidade do outro, tornando-se o mais cruel dos indivíduos...
E no intuito de ser um indivíduo maturo e consciente é que proponho essa reflexão!O que estamos fazendo com nossas vidas? Será que sabemos a importância que ela tem? Quantos gestos de gentilezas nós praticamos com as pessoas que amamos? Se é que praticamos ou amamos? Porque temos dificuldades de pedir perdão? Será que não seria muito mais fácil entoarmos a mesma melodia do amor?
Essa seria uma data propícia pra exercer esses singelos gestos de grandeza que nos dias de hoje andam extintos. Por isso, o natal é mais do que uma data de comemoração, é na verdade um tempo de reflexão, e assim consigamos fazer tudo de bom que ainda não tínhamos feito, amar como jamais amamos, sonhar,mas sempre acordados e lutar em quanto o coração pulsar! Que o natal seja representado cada dia na execução dessas ações que constroem e dignificam esses seres meramente humanos....

Feliz natal e um ano-novo repleto de realizações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

KELLIS.

Carta a Papai Noé

Obra-prima do mestre LUIZ CAMPOS
Ilustração: Arievaldo Viana



Seu moço eu fui um garoto
Infeliz na minha infância
Que soube que fui criança
Mas pela boca dos ôto...
Só brinquei com gafanhoto
Que achava nos tabuleiro
Debaixo dos juazeiro
Com minhas vaca de osso
Essas catrevage, moço,
Que se arranja sem dinheiro.

Quando eu via um gurizim
Brincando de velocipe,
De caminhão e de jipe,
Bola, revólve ou carrim
Sentia dentro de mim
Desgosto que dava medo,
Ficava chupando o dedo
Chorando o resto do dia
Só pruque eu num pudia
Pegá naqueles brinquedo.

Mas preguntei certa vez
A uns fio dum dotô
Diga, fazendo um favô
Quem dá isso prá vocês?
Mim respondeu logo uns três
Isso aqui é os presente
Que a gente é inocente
Vai drumí às vezes nem nota
Aí Papai Noé bota
Perto do berço da gente.

Fiquei naquilo pensando
Inté o Natá chegá
E na Noite de Natá
Eu fui drumi me lembrando
Acordei, fiquei caçando,
Por onde eu tava deitado
Seu moço eu fui enganado
Que de presente o que tinha
Era de mijo uma pocinha
Que eu mesmo tinha botado.

Saí c'a bixiga preta
Caçando os amigo meu
Quando eles mostraram a eu
Caminhão, carro e carreta
Bola, revólver, corneta,
E trem elétrico, até
Boneca, máquina de pé,
Mas num brinquei, só fiz ver
E resolví escrever
Uma carta a Papai Noé.

“Papai Noé é pecado
Aos outros se matratá
Mas eu vou lê recramá
Um troço qui tá errado
Que aos fio do deputado
Você dá tanto carrin
Mas você é muito ruim
Que lá em casa num vai
Por certo num é meu pai
Qui num se lembra de mim.

Já tô certo que você
Só balança o povo seu
E um pobre que nem eu
Você vê, faz qui num vê
E se você vê, porque
Na minha casa num vem?
O rancho que a gente tem
É pequeno mas lhe cabe
Será que você num sabe
Qui pobre é gente também?

Você de roupa encarnada,
Colorida, Bonitinha,
Nunca reparou qui a minha
Já tá toda remendada
Seja mais meu camarada
Pr’eu num chamá-lo de ruim
Para o ano faça assim:
Dê menos aos fio dos rico
De cada um tire um tico
Traga um presente pra mim.


Meu endereço eu vou dá
De casa que eu moro nela
Moro naquela favela
Que você nunca foi lá
Mas quando você chegá
Qui avistá uma paioça
Cuberta cum lona grossa
E dois buracão bem grande
Uma porta veia de frande
Pode batê que é a nossa.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Grupo de Oração Louvando a Deus com Maria


Com o intuito de resgatar a verdadeira fé cristã e trabalhar os testemunhos de vida através da conversão, surge no âmbito da Igreja Católica de Grossos o Grupo de Oração Louvando a Deus com Maria. Essa proposta evangelizadora contará com a participação dos fiéis Pedro Augusto, Dalvanira, Ruth, Ronaldo, Stefânio e Érica. Os encontros de oração ocorrerão sempre às segundas-feiras das 19h às 21h. Em tempos de turbulência, iniciativas iguais a essa serão sempre bem-vindas, vez que há de se reconhecer a importância da oração como forma de atingir a paz espiritual. Afinal, diz o Mestre Jesus que "tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis"(Mateus 21, v.22) .

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Palestra sobre a história de Grossos



A história de um povo é a sua identidade. Compreendendo a importância deste enunciado, o mandato do vereador Cateca promoveu a Tribuna Cidadã especial sobre a história do município. Tendo como palestrantes o pesquisador Geraldo Maia e o professor Paulo Reginaldo, o evento ocorreu no dia 18/12 nas dependências da Câmara Municipal. Além de ser realizada num momento muito apropriado, tendo em vista a passagem dos 56 anos de emancipação política de Grossos, a palestra também serviu para instruir os interessados no concurso público a ser promovido pela prefeitura. É que o certame exigirá conhecimentos acerca da história da cidade e estas informações encontram-se muito dispersas na literatura.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Terra de talentos

Grossos é mesmo um lugar diferente! Não bastasse as belezas naturais, este cantinho do estado reúne um povo que surpreende pela vocação para a música, teatro e poesia. Embora muitos destes talentos continuem escondidos no anonimato, pouco a pouco essas aptidões vão sendo reveladas através do olhar atento de quem admira a inteligência da nossa gente. E foi assim, partir da observação de uma professora, que conhecemos a poesia de Gilkehene Gomes. Aluna do ensino fundamental do Cel. Solon, a adolescente impressiona pela habilidade com as palavras, escrevendo textos tanto em prosa como em poesia. É esta descoberta promissora que quero compartilhar com os leitores deste blog, reproduzindo abaixo versos da jovem poetisa:

Por que será?


Por que será que nossa vida
é sempre cheia de desafios,
por que ela não corre reta
como as lindas águas dos rios?

Por que será que sofremos tanto?
Será que existe uma resposta?
Mas se existe quero saber,
isso muito me importa!

Por que será que o Amor,
o mais belo dos sentimentos,
é o que mais nos faz chorar,
é o que mais nos traz tormentos?

Como é que uma pessoa
cabe dentro de um coração
e ainda sobra espaço?
Me dê apenas uma explicação!

Por que será que não contemos
um choro de emoção,
o desespero de uma raiva
que parte de um coração?

Será que nossa vida
é um filme de terror
ou é um lindo conto de fadas
ou será prenúncias de um rancor?

Será que é um arco-íris
preto e branco na imensidão
ou será uma pequena luz
que ilumina a escuridão?

A lágrimas que derramamos
para que nos servirão,
se não são para desabafar
os rancores do coração?

Para que nos serve a vida
se um dia vamos morrer?
Então sofremos em vão
me diga para que viver?

Quem poderá nos explicar
as perguntas que lhe fiz?
Pois não se sabe ao certo
a receita de ser feliz...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ao encontro do povo






Mais uma vez a cultura popular ganhou as ruas de Mossoró através do projeto “Esquina do saber – A periferia em movimento”. Na noite de ontem (17/12), os moradores do Alto da Conceição foram os anfitriões do evento e realizaram uma grande festa com a participação de vários nomes da cultura local, alguns deles com origem na própria comunidade como Lalauzinho de Lalau, Antônio Francisco, Chico de Elói e Lenilda do Grupo Escarcéu de Teatro. Além da colaboração voluntária dos artistas, que não cobraram cachê pelas apresentações, a 3ª edição da “Esquina do saber” foi contemplada pela generosidade do amigo Marcelo, morador do bairro que transformou sua casa em palco das atrações da noite.
Proporcionando entretenimento e cultura, o projeto idealizado há três meses pelo cantor Genildo Costa se consolida a cada novo encontro. Isto porque a idéia de aproximar o povo de sua própria arte tem conquistado um número cada vez maior de pessoas, que se reúnem para celebrar muito mais do que poesia e boa música, mas principalmente os laços de amizade entre elas.

domingo, 6 de dezembro de 2009

A Mais Bela Voz

Hoje à noite ocorre a final do concurso A Mais Bela Voz promovido pela Rádio Rural de Mossoró. Estranhamente, este ano o evento não contou com a participação da cidade de Grossos. Apesar do município ser tradicionalmente lembrado para a disputa, vez que sempre revela bons compositores e cantores, a edição 2009 do festival não verá nossos artistas se apresentando. Talvez por falta de interesse, não dos possíveis candidatos, mas do executivo local em patrocinar a representação. O certo é que com a ausência os cantores grossenses perderam oportunidade ímpar de acumular experiência e aperfeiçoamento musical, tirando um pouco do brilho da competição este ano.

Frase


Sobre o escândalo do panetone em Brasília, dispara o deputado Fernando Mineiro (PT-RN) :

"Os líderes do DEM, antes tão falantes, estão ainda mastigando o panetone do Arruda. Educados, não falam com a boca cheia."

Coisas do capital

De nada adiantou o alerta da sociedade norte riograndense de infectologia sobre o risco do avanço da gripe suína no estado com a realização do Carnatal. Nem mesmo o aumento do número de infectados e de mortes devido à doença sensibilizou as cifras milionárias do evento. Até sexta passada, eram cerca de 80 casos confirmados e 10 óbitos provocados pela gripe A. Por aqui, a vacina deveria estar acessível à população desde outubro, que é o período a partir do qual se verifica maior incidência sazonal do influenza. No entanto, nenhum desses indicativos foi capaz de motivar uma decisão contrária à realização do carnaval fora de época. Por se tratar de uma grande aglomeração de pessoas, a festa concorre para a expansão da doença no estado.

Embora se esperasse alguma medida de responsabilidade, o que se viu foi o esforço em simular um clima de tranquilidade a fim de que os foliões não frustrassem os organizadores do evento. A verdade é que o vírus se alastra de forma assustadora à sombra do discurso oficial e a rede de saúde pública não comporta os efeitos de uma epidemia. Novamente a população carente será a maior prejudicada.Desta vez, para satisfazer a vontade do capital, contra quem neste mundo poucos ousam desafiar. Como se percebe, a lógica que permeia as decisões políticas (a omissão é uma delas) quase sempre relega a vida à importância menor face ao lucro e ambição das pessoas.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Em boas mãos

A semana chega ao fim com uma ótima notícia! A professora Simone Fátima da Silva foi eleita para dirigir a Escola Estadual Cel. Solon no próximo biênio (2010 -2011). A escolha não poderia ser mais acertada. Sempre aberta ao diálogo e reconhecida pela serenidade e competência, a futura diretora tem tudo pra realizar uma gestão participativa e inovadora. Parabéns à comunidade escolar pela decisão e sucesso à professora Simone frente ao novo desafio!